Assembleia destaca luta das mulheres por direitos

Parlamentares lembraram luta feminina pela igualmente em sessão solene esta quarta-feira

As conquistas femininas e a busca pela garantia de direitos foram lembradas pelos parlamentares gaúchos durante cerimônia, nesta quarta-feira, 4. A sessão solene da Assembleia Legislativa prestou homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Também foi realizada a entrega do Troféu Mulher Cidadã 2015, que distinguiu mulheres com atuação destacada na sociedade.
Representando a Mesa Diretora da Casa, a deputada Silvana Covatti (PP) referiu-se ao dia 8 de março como o marco na luta pelos direitos das mulheres em praticamente todo o mundo, observando que a igualdade de gênero é conquista democrática própria dos países que adotaram esta forma de governo e sociedade. "É direito que ainda precisa ser conquistado em muitos países", ressaltou.
A ativista Márcia Santana, a primeira secretária das Políticas Públicas para as Mulheres, falecida em 2013, foi homenageada em discurso do deputado Edegar Pretto (PT). "A luta das mulheres é contra a desigualdade de gênero", referiu o deputado, lembrando da luta das trabalhadoras têxteis, no início do século XX. Segundo ele, é a luta pelo fim da cultura machista que deve ser assumida pelos homens, conforme o parlamentar vem sinalizando através da pioneira Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
O deputado Gabriel Souza (PMDB) falou da atuação das mulheres na Assembleia Legislativa, independente de partidos ou ideologias. Disse que a homenagem é para as mulheres em todos os lugares onde estão alcançando seus direitos com sensibilidade e firmeza para enfrentar a sociedade machista. Conforme o parlamentar, ainda existem muitos caminhos a trilhar, especialmente a disparidade salarial e as leis de proteção que precisam ser aprimoradas. "A Lei Maria da Penha melhorou em 66% a sensação de segurança, mas 700 mil mulheres ainda sofrem agressões", disse. "O maior desafio é a comunicação dos fatos, pois em mais de 40% dos casos a agredida não formula a denúncia", acrescentou.
A deputada Zilá Breitenbach (PSDB) sublinhou a importância da atuação da mulher batalhadora e independente na busca da igualdade na sociedade gaúcha. "A Assembleia presta hoje uma homenagem a todas as mulheres e queremos contar com todas elas para as batalhas e conquistas que ainda virão", ressaltou a parlamentar. Ela enalteceu ainda as mulheres homenageadas com o prêmio "Mulher Cidadã" e defendeu o estabelecimento de uma agenda política com maior participação das  mulheres.
Em nome da bancada do Partido Socialista Brasileiro (PSB), a deputada Liziane Bayer usou a tribuna para homenagear o Dia Internacional da Mulher e todas as mulheres gaúchas e aquelas que que receberão o prêmio "Mulher Cidadã".  Ela destacou que as mulheres não estão interessadas em competir, pois sabem das suas qualidades e habilidades, além de desempenharem papéis fundamentais na sociedade como mães e educadoras.
Após os pronunciamentos, o presidente da Assembleia, Edson Brum, e demais parlamentares presentes fizeram a entrega do Troféu Mulher Cidadã 2015 às homenageadas deste ano: Nadine Anflor, Geni Machado, Márcia Santana (in memoriam) e Suzana Lisboa. Por parte da ex-secretária de Políticas Para as Mulheres do governo Tarso Genro, Márcia Santana, falecida há dois anos, receberam o troféu sua mãe, Fátima Santana, e o marido de Márcia, Claudiomiro Ambrósio. A premiação foi instituída em 1997, pela então deputada Maria do Carmo Bueno. É simbolizado por uma escultura do artista plástico gaúcho, Valdomiro Motta.
Conheça mais sobre cada homenageada.
Nadine Farias Anflor: atua como vice-presidente da Associação dos Delegados de Polícia, tendo sido a primeira delegada mulher a fazer parte da diretoria da entidade e a primeira a assumir sua presidência, em 2014. Implantou o Projeto Delegacia Móvel da Mulher, criando uma rede de atendimento às mulheres e fortalecimento da Lei Maria da Penha. Atuou também na questão do trabalho da mulher, na divulgação da estabilidade no emprego contra abusos no trabalho e orientação sobre empreendedorismo e reinserção de mulheres no mercado de trabalho.
Geni Pinto Machado: moradora do Bairro Chapéu do Sol, tem 81 anos. Há 25 anos representa a Região Extremo-Sul no Orçamento Participativo de Porto Alegre, sendo a conselheira-titular mais antiga na função. Em 1986, começou o trabalho comunitário de forma espontânea, cuidando de crianças e idosos em sua própria residência e nas casas da comunidade. Foi a primeira presidente da Associação dos Moradores do bairro, a AMECSOL, cargo ao qual retornou em 1996, permanecendo até 2002.
Márcia Santana ( in memoriam): militante com intensa atuação ligada ao movimento feminista, Márcia faleceu em 13 de março de 2013. Foi, entre outras funções, assistente social e chefe-de-gabinete da deputada Maria do Rosário, diretora da Fundação de Proteção Especial do Estado, presidente da Associação de Mulheres Viamonenses Mariá, sócia-fundadora do Movimento pelo Fim da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes do RS e secretária-executiva da rede nacional de frentes parlamentares em defesa da infância no Brasil. Foi, ainda, a primeira titular da Secretaria de Políticas para Mulheres no governo Tarso Genro.
Suzana Keniger Lisboa: militante dos Direitos Humanos, integrante da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos, dedica sua vida à luta dos movimentos sociais. Atua com ênfase especial na luta pela memória, pela verdade e pela justiça em relação aos crimes de lesa-humanidade praticados durante a ditadura militar (1964-1985). Em suas atividades, iniciadas com a busca pela identificação da ossada de seu esposo (preso e morto pela ditadura), Luiz Eurico Tejera Lisboa, tornou-se reconhecida como uma das mais ativas militantes na luta pelos direitos das vítimas e desaparecidos políticos no Brasil.

Comentários