Governo e Sebrae têm acordo para desburocratizar abertura de empresas

Assinatura de protocolo de intenções ocorreu durante seminário em Porto Alegre

O Sebrae-RS e o Governo do Estado firmaram nesta terça-feira, 4, um protocolo de intenções para a implantação da RedeSim no Rio Grande do Sul, que tem por objetivo simplificar e desburocratizar o processo de abertura de empresas. A assinatura ocorreu durante o primeiro dia do Seminário Brasil Mais Simples, promovido pelo Sebrae, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael. Participaram do ato o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/RS, Carlos Sperotto, e o vice-governador do Estado, José Paulo Cairoli.
Na abertura do evento, Sperotto destacou que a implementação da RedeSim no Estado é fundamental para destravar um dos gargalos da economia gaúcha. "Queremos um Brasil mais simples e mais ágil. A caminhada é longa, mas temos que iniciá-la", ressaltou. Cairoli, por sua vez, lembrou que o governo deve se reciclar e precisa ficar mais leve e eficiente. "A RedeSim reduz a burocracia ao mínimo necessário e o Estado está se agilizando para fazer parte dessa nova onda empresarial". O secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Conselheiro do Sebrae/RS, Fábio Branco, disse que uma das metas é diminuir o prazo para a abertura das empresas. "Nosso objetivo é acelerar cada vez mais esse processo e melhorar o ambiente de negócios no Estado".
O seminário seguiu com palestra do secretário nacional de Racionalização e Simplificação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Mauro Sérgio Bogéa, que abordou o tema "Tratamento Diferenciado e Simplificado para as Micro e Pequenas Empresas: Iniciativas para Aperfeiçoamento e Sistematização do Marco Regulatório". Segundo ele, o problema da desburocratização não pode ser enfrentado sozinho. "Temos que enfrentar esse gargalo que é o excesso de burocracia", disse.
A programação do evento segue nesta quarta-feira, 5.

Comentários