Vitrine da Carne ensina técnicas e melhor aproveitamento

Um espaço diferenciado no parque da Expointer apresenta a Vitrine da Carne Gaúcha. Com o objetivo de mostrar a excelência deste produto, mostra iniciativas …

Um espaço diferenciado no parque da Expointer apresenta a Vitrine da Carne Gaúcha. Com o objetivo de mostrar a excelência deste produto, mostra iniciativas empregadas no Estado para o melhor aproveitamento e valorização da carne, como técnicas de desossa e sugestões de preparo. A novidade deste ano é a disponibilização de receitas, algumas elaboradas durante as oficinas, que podem ser escolhidas e impressas pelo público, diretamente de um toten dentro do espaço da Vitrine.
Iniciativa da Federação da Agricultura do Estado (Farsul), a ação integra o programa Juntos Para Competir, parceria entre a entidade, o Senar-RS e o Sebrae/RS. A programação da Vitrine da Carne Gaúcha ocorre no formato de oficinas, realizadas quatro vezes ao dia, com programação das 9h às 19h. O roteiro dessa atividade inicia com a apresentação da raça escolhida para apresentação no dia e horário, suas características e programas de produção. Logo após, o técnico profissional de desossa, Marcelo Conceição, demonstra o fracionamento de uma carcaça e a elaboração de cortes de carne em carcaças de diferentes raças.  Segundo o coordenador da Vitrine, Luiz Alberto Pitta Pinheiro, "a ideia é valorizar todos os cortes, estimulando o aproveitamento das qualidades de cada animal".
Seguindo o roteiro da oficina, a chefe de cozinha Katiana Colombo demonstra diversas receitas com as carnes. Nesta etapa, o público pode acompanhar em detalhes a produção de pratos a partir dos cortes exibidos, desde churrasco até preparos mais elaborados. Há ainda um momento de degustação para os participantes.
Com 150 m² de área total, a estrutura da Vitrine da Carne Gaúcha conta com uma área envidraçada e refrigerada. Em sua volta, possui uma arquibancada para acomodar o público, que pode conhecer também ações que prezam a excelência do produto. São apresentados como é aplicado o Sistema de Inspeção Animal, exemplos de boas práticas de manipulação da carne, além dos altos padrões de higiene e limpeza. O público ainda pode conferir no local os diversos programas regulares desenvolvidos pelo Juntos Para Competir para capacitação do produtor.
Participam da iniciativa as associações das raças Angus,  Brangus,  Devon,  Hereford e Bradford, os programas de produção de bovinos da  Associação dos Produtores Rurais dos Campos de Cima da Serra (Aproccima), Associação de Produtores da Região do Pampa (Apropampa)  e Carne Macia Jaguaretê, Cooperativa Sulriograndense de Bubalinocultores (Cooperbúfalo), e as entidades Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ-Zebu Gaúcho), Associação de Criadores de Suínos do RS (ACSURS) e a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco).

Comentários