Brasil de Ideias debate gestão pública

Evento usou como exemplo experiência positiva do governador de Goiás, Marconi Perillo

O almoço Brasil de Ideias, realizado pelo Instituto Voto, em parceria com o Movimento Brasil Competitivo (MBC), trouxe o governador de Goiás, Marconi Perillo, ao lado do presidente do Conselho Superior do MBC, Jorge Gerdau, e do presidente executivo do MBC, Claudio Gastal. No encontro, realizado nesta sexta-feira, 9, o Marconi falou sobre os avanços conquistados com a implementação do Programa Modernizando a Gestão Pública (PMGP).
Na ocasião, o governador destacou o desempenho de Goiás no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb/2009) e afirmou que o Estado busca mais melhorias no setor com a implantação das organizações sociais na educação. "Ainda não estamos satisfeitos em estarmos em primeiro lugar no Ideb, no Ensino Médio. Precisamos melhorar nossas notas. Se soubermos escolher parceiros sérios e competentes, com adequada fiscalização, as administrações públicas melhoram de forma significativa. O objetivo é democratizarmos a educação", afirmou.
Desde 2011, o estado de Goiás trabalha em conjunto com o MBC para colocar em prática o Movimento Goiás Competitivo, adotando políticas de melhoria da gestão pública com foco nas áreas da educação, saúde, gestão e planejamento, segurança pública e meio ambiente. Na educação o Estado saltou do 16º lugar no Ideb para o primeiro lugar em três anos, no desempenho do ensino médio estadual em 2013. O resultado foi possível devido aos mecanismos desenvolvidos pelo PMGP, que focaram na melhoria dos processos e redução dos gastos.
Para Gastal, em momentos de crise, os governos precisam buscar a eficiência da gestão, o aumento da produtividade do setor público, a otimização das estruturas, além de saber liderar com governança. "Governança é dar rumos, alinhar os esforços e não perder a visão de longo prazo", enfatizou.
Os debatedores mostraram como o Rio Grande do Sul pode conquistar requisitos para o bom desenvolvimento das suas atividades, sejam elas voltadas à inovação e competitividade, à agropecuária ou à oferta de serviços básicos, como saúde e educação. "Trabalhei muito superando minhas próprias limitações. A experiência que eu tenho com certeza me ajuda bastante agora. O segredo está muito ligado à gestão política. E é isso que falta ao Brasil hoje. Porque não envolve apenas políticas, mas o conjunto da sociedade e das organizações civis", disse Perillo.
O programa implementado em Goiás é uma iniciativa do MBC que visa criar uma nova cultura administrativa de governança e gestão para promover o desenvolvimento sustentável, melhorias sociais e econômicas. O projeto está centrado na agregação de métodos de gestão, técnicas de gerenciamento de receitas e despesas, reestruturação de processos e órgãos para promover mudanças na administração pública, com apoio da iniciativa privada.

Comentários