Mercado bancário dispõe de novo serviço para correntistas

Tecnologia disruptiva é pauta no décimo primeiro Fórum de TI Banrisul

Reprodução

As novidades do mercado bancário marcaram o segundo e ultimo dia do 11º Fórum Internacional de TI do Banrisul, cujo tema foi 'A Era da Inovação Disruptiva'. A tecnologia promove transferência de recursos, em tempo integral, entre clientes do Banrisul, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, (Sicoob) e Santander. O novo serviço para os correntistas, com base em blockchain, foi exibido hoje, 25, no Teatro do Bourbon Country (rua Tulio de Rose, 80), em Porto Alegre, por meio do painel 'Sistema Financeiro Digital, Tendência ou Realidade?'.

O projeto foi apresentado em conjunto por Bruno Schmidt, Márcio Rodrigues, Paulo da Costa e Ranieri Fernandes, representantes dos bancos parceiros. Segundo o diretor do Banrisul, Julio Brunet, a iniciativa é resultado do trabalho colaborativo dentro do sistema financeiro, no qual todos podem desenvolver seus investimentos. "Eu tenho muito orgulho que o Banrisul, junto com os demais, esteja a escrever as linhas de código do que pode vir a ser um padrão para as transações financeiras ou não no País. Hoje, estamos fazendo história aqui", afirmou.

Ao explicar a estruturação do projeto, Schmidt contou que o Banco do Brasil criou um laboratório para estruturar esta novidade e os demais bancos disponibilizaram funcionários para trabalhar em conjunto. Ao final da apresentação, os panelistas realizaram um teste ao vivo da aplicação.

O evento também promoveu outros painéis como o 'Uma Visão Internacional', no qual os participantes conheceram como os demais países e regiões do mundo enxergam a aplicação do blockchain, do open banking hábitos de uso e a movimentação do dinheiro. Outra palestra apresentada foi 'O futuro dos negócios na era digital', que abordou o tema 'O futuro do mercado na era digital', ministrado pelo diretor de Sistemas de Tecnologia na IBM, Fábio Marras.

Comentários