Programa motiva avanço na inserção das mulheres no mercado de TI

Meninas Digitais é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação

O Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) - presente em 21 estados brasileiros - tem como objetivo colaborar no processo de empoderamento de mulheres na área de Tecnologia da Informação. A proposta é investir na formação das futuras gerações femininas deste segmento, facilitando sua empregabilidade e sociabilização por meio de parcerias com escolas públicas, privadas e empresas.

De acordo com um recente levantamento, realizado pela SBC, em 2017, mais de 3 mil pessoas participaram das ações do programa, e aproximadamente 70% foram meninas e mulheres. Dos projetos parceiros, 38% relataram que as participantes estão fazendo cursos e computação em áreas afins neste ano.

A ideia do Programa Meninas Digitais é despertar o interesse de estudantes do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental para que conhecem melhor a área da computação, e desta forma, motivá-las a seguir cursos e carreiras na área. As ações são diversificadas e passam por oferta de minicursos e oficinas; realização de dinâmicas, palestras com estudantes e profissionais que já atuam na área.

Comentários