Sócios da ARP conhecem mapa de talentos femininos da publicidade brasileira

Idealizadoras do projeto 'More Grls', Camila Moletta e Laura Florence conversaram com profissionais da área

Publicitárias conversam com associados da ARP - Lurdes Nascimento/CDN

As publicitárias e idealizadoras do projeto 'More Grls', Camila Moletta e Laura Florence, conversaram com os sócios da Associação Riograndense de Propaganda (ARP) na última sexta-feira, 25, quando apresentaram o primeiro mapa de talentos femininos da publicidade brasileira. Preocupadas com a situação das mulheres neste mercado de trabalho, elas apontaram que "é mais fácil ser uma astronauta brasileira e ir para a Lua do que trabalhar em uma agência de publicidade como mulher, uma vez que 30% dos astronautas brasileiros são mulheres contra 20% de criativas".

No bate-papo, promovido pela entidade e exclusivo para seus associados e convidados, a dupla comentou que, mesmo assim, as populações mundial e brasileira são compostas em maior parte por mulheres. Conforme Laura, 85% desse público feminino têm poder de compra, mas 65% não se sentem representados pela publicidade. Além disso, a área de Criação das agências é composta somente por 20% de mulheres. As publicitárias elencaram quatro stakeholders nos quais depositam expectativa para ajudar a mudar este cenário. São eles: agência, recrutadores, clientes e imprensa especializada.

No segmento das agências, o objetivo é chegar até 2020 com 50% de mulheres e 50% de homens em seus locais de trabalho. Para elas, os próprios clientes têm a tarefa de investigar e exigir que as empresas de publicidade alcancem a meta. Aos recrutadores, por sua vez, compete a função de ter o mesmo número de homens e mulheres nos processos seletivos, e a imprensa especializada deve entrevistar, pelo menos, uma criativa por edição. Lançado há pouco mais de 50 dias, o 'More Grls' conta com 1.800 profissionais de Criação cadastradas. O vídeo postado no Facebook obteve 30 mil visualizações, e elas alegam que uma criativa foi contratada graças à plataforma.

Este evento faz parte do primeiro 'Janela ARP' da atual gestão da ARP. Com periodicidade bimestral, a iniciativa observa temas que estão sendo discutidos e traz para a pauta local, conforme afirma a presidente da entidade, Liana Bazanela.

Comentários