Em 16 de março de 2006, Coletiva.net noticiava: Rádio Difusora completa 50 anos

Emissora de Bagé foi fundada por Vicente Gallo Sobrinho em 1956

Divulgação

A Rádio Difusora de Bagé foi fundada por Vicente Gallo Sobrinho em 27 de fevereiro de 1956. E, em 16 de março, Coletiva.net noticiava a passagem dos 50 anos da emissora. Quando faltam 10 meses para o portal de notícias completar 20 anos, o Túnel do Tempo desta semana relembra "uma das rádios mais ouvidas da região e líder do segmento em Bagé", conforme o seu gerente, João Vicente Gallo.

Em entrevista exclusiva ao Coletiva.net, o executivo salientou a importância do rádio à comunicação. "É um veículo democrático, que consegue atingir igualmente um grande e diversificado público, de diferentes níveis sociais e econômicos. Outro fator é ser de fácil acesso e estar presente em diversas plataformas (celular, internet, carro ou aplicativo), o que facilita o recebimento, por parte do ouvinte, das mensagens transmitidas pela rádio." João Vicente ainda ressaltou a relevância da comunicação radiofônica para os dias atuais, destacando que o diferencial do meio está, justamente, em suas próprias características: agilidade, linguagem falada, imediatismo e instantaneidade.

Com a chegada da internet, explica o gerente da emissora, o rádio teve novo fôlego, principalmente com o crescimento da audiência de sites e plataformas online, possibilitando a expansão do veículo e a inclusão de novas ferramentas. "A internet se tornou uma grande aliada por diversos aspectos como transmissão do áudio via streaming, pois rompeu barreiras físicas e geográficas, permitindo que as informações possam ser ouvidas em qualquer lugar do mundo. Além disso, possibilitou a utilização de novas ferramentas para criação de conteúdo, que vão além do áudio, como publicação de textos, imagens e vídeos", ponderou João Vicente. Para ele, a presença online em sites e redes sociais amplia e projeta a marca da emissora, além de proporcionar maior interatividade com os ouvintes.

Passaram-se 12 anos desde a publicação da matéria. A Difusora viveu algumas mudanças relacionadas à tecnologia, com novos equipamentos, além da reformulação do site, perfil em redes sociais, criação de aplicativo para smartphone, instalação de câmera no estúdio, interação com ouvintes pelo WhatsApp, entre outras medidas. Mas, para João Vicente, a maior foi a migração para o FM, em novembro de 2017. "A principal transformação e também a de maior investimento está nesta recente iniciativa. A Difusora é a primeira emissora de Bagé e região a concluir o processo para operar em frequência modulada", contou o gerente.

Como próximos passos, pretende acompanhar os processos de inclusão e adaptação às novas plataformas e canais de distribuição do conteúdo produzido pela rádio, "para se manter atualizada com as novas e rápidas transformações, que acontecem neste atual contexto midiático", finalizou o executivo.

Confira a notícia na íntegra, publicada em 16 de março de 2006: Rádio Difusora completa 50 anos

Em comemoração aos seus 50 anos, a Rádio Difusora, de Bagé, está com extensa programação voltada ao público. Durante a semana de 27 de fevereiro a 4 de março, a emissora exibiu programa especial que repercutiu na cidade. Além do programa, eventos e promoções com parcerias entre empresas do município estão sendo realizadas.

Fitas de arquivo com profissionais que passaram pela Difusora ao longo desses anos, além de entrevista histórica, de 1976, com o próprio fundador da emissora, Vicente Gallo Sobrinho, fizeram parte do programa especial. Em entrevista, o fundador da rádio falou sobre o pioneirismo da comunicação da antiga 'Voz de Bagé' em 1935.

Essa matéria foi produzida pelos alunos de Estágio I do Centro Universitário Metodista IPA.

Comentários