Série gaúcha sobre o submundo do futebol estreia neste sábado

'Chuteira preta' é estrelada por Márcio Kieling, Nuno Leal Maia e Zé Victor Castiel

Série foi gravada em Porto Alegre - Gilberto Perin

A série gaúcha 'Chuteira Preta', de 13 episódios, estreia neste sábado, 13, às 21h, no canal por assinatura Prime Box Brazil (156/656 da NET/Claro; 157 da Sky; 109 da Vivo TV; e 85 da Oi TV!). Escrita e dirigida pelo cineasta Paulo Nascimento, a atração conta a história do jogador Kadu (Márcio Kieling). Após carreira bem-sucedida em times da Europa, o atleta tem um retorno desastroso ao futebol brasileiro. Ele decide, então, voltar às suas raízes em campos de várzea da periferia.

O roteiro, que é assinado por Nascimento juntamente com Gilberto Perin e Tailor Diniz, é baseado em pesquisa de campo feita por meio de entrevistas anônimas, que levaram aos assuntos-chave e principais arquétipos do esporte. Algumas das fontes primárias foram jogadores, técnicos, gestores, empresários e psicanalistas que atendem ao setor. Também houve análise de casos veiculados na imprensa ao longo dos anos. Um dos arcos, por exemplo, segue a ex-esposa de Kadu, Flávia (Karin Roepke), que busca benefícios financeiros através do domínio emocional exercido sobre o jogador - ela, inclusive, simula agressão física para jogar o ex-marido contra o tribunal das redes sociais, caso ele não ceda às suas chantagens.

Segundo Perin, para Coletiva.net, foram sete semanas intensas de gravação em diversos locais de Porto Alegre e cidades próximas. "Isso criou um universo visual que não localiza a história numa cidade específica, é uma mistura de cenários e sotaques. Afinal, por mais que a série pareça baseada em fatos, 'Chuteira Preta' é uma obra de ficção. E ela tem essa finalidade e magia, onde cada espectador reinterpreta a história conforme seus sentimentos e informações", explica.

"Chuteira Preta não tem gol de placa, 'elástico' ou bicicleta. Tem tudo, ou quase tudo, o que o torcedor não vê dentro das quatro linhas, mas que interfere e muda o rumo das coisas dentro do campo", conta o também roteirista Tailor Diniz. Já de acordo com o diretor Paulo Nascimento, houve um trabalho para não deturpar ou exagerar a realidade. "Cada vez que escrevíamos parte do roteiro, acontecia algo no mundo real que era pior ou igual à ficção. Há várias coincidências entre esses universos, tanto é que tivemos de inserir a informação 'essa série é uma ficção' na abertura dos episódios. Porque tem coisas que não dá para acreditar que são fantasias, mas se tornaram notórias só depois que já tínhamos gravado", alega.

'Chuteira Preta' foi filmada em câmeras 4K, entre março e abril do ano passado, na região metropolitana de Porto Alegre. Ao total, foram 130 sets e 50 locações diferentes, como o estádio Beira-Rio, campos de periferia, vilas e porto abandonado. O elenco reúne diversos nomes conhecidos da televisão, que dão vida a um total de 57 personagens. Vale ressaltar que os dois protagonistas são ex-jogadores de futebol: Márcio Kieling atuou no clube de base do Internacional e Nuno Leal Maia é ex-jogador do Santos e ex-técnico de times de subdivisões. Também integram o casting Marcos Breda, Nicola Siri, Rafael Sieg, Maria Zilda Bethlem, Ingra Lyberato, Pedro Garcia Netto, Gabrielle Fleck e Zé Victor Castiel.

Veja o trailer:

Comentários