Imprensa | Sexta-feira, 29 de Julho de 2011 | 14:28

Jornais avaliam banca digital unificada

Projeto prevê espaço único para comercialização de edições eletrônicas dos maiores diários do país

Projeto em avaliação no Comitê de Estratégia Digital da Associação Nacional de Jornais (ANJ) prevê criação de banca unificada para venda de versões eletrônicas de publicações brasileiras. Hoje, a distribuição de edições digitais para tablets de grandes jornais do país ocorre separadamente, dentro do aplicativo móvel desenvolvido pelo diário. A ideia é criar uma espécie de banca virtual na qual seria possível encontrar edições de O Globo, Estadão, Folha, Lance, entre outros. De acordo com o site TI Inside, a expectativa é de que o projeto se torne realidade até o fim do ano.


"É melhor vendermos juntos do que separados. A união faz a força", diz o vice-presidente da diretoria de circulação da ANJ e presidente do grupo Lance!, Walter Mattos Jr. A banca virtual também representa menor dependência da App Store da Apple para as vendas digitais no iPad, que retém 30% da receita. O projeto inclui o compartilhamento da receita publicitária oriunda de banners publicados no site da futura loja virtual. Será possível oferecer pacotes com assinaturas ou exemplares avulsos de jornais de grupos editoriais diferentes. Os membros da ANJ que aderirem à iniciativa definirão em conjunto regras de governança do ambiente virtual. Experiências similares estão em desenvolvimento na Espanha e na França. No Brasil, editoras de livros como Record, Rocco, Planeta, Sextante, Objetiva e outras seguiram caminho semelhante com a DLD, distribuidora unificada de livros digitais.

Não existe nenhum comentário disponível para esse conteúdo no momento. Se quiser adicionar um comentário, utilize o botão acima.



rss RSS
ADVB ARI
Todos os direitos reservados © 1998.2014 - Coletiva.net.
A reprodução não autorizada é crime, fale conosco e evite constrangimentos.

Desenvolvido por dzestudio