No SXSW: 60% das pessoas compartilham notícias sem ler

Número está registrado em uma pesquisa da Universidade da Columbia e da Microsoft

Por Letícia Duarte

Merrill Wasser, diretora de negócios da revista americana Atlantic 57, começou sua apresentação no SXSW, neste sábado, 11, com um número impactante: quase 60% das pessoas compartilham manchetes sem sequer clicar no link para ler a história. A generalização tem como base um estudo feito por pesquisadores da Universidade da Columbia e da Microsoft, que concluiu que 59% dos links compartilhados no Twitter seriam fruto de "blind shares" (compartilhamento cego).

O número preocupa especialmente os jornalistas, mas a palestrante sugere olhar o fenômeno sob outra perspectiva. Mais importante do que julgar (e condenar) os leitores, segundo Merrill, é preciso entender as razões que levam à prática, tirando lições sobre os novos caminhos do pensamento e do comportamento humano. "Precisamos aceitar que os compartilhamentos cegos têm um papel central no mundo de hoje, é uma realidade em nossas vidas ocupadas. Mas também precisamos aprender a aproveitar o poder desses compartilhamentos. Muitas vezes, alguém o faz sem ler, mas depois um amigo vai ler e comentar, e aquela pessoa vai voltar para ler", observou.

Segundo a painelista, as pessoas compartilham manchetes por diferentes razões. Além da pressa por fazer parte da conversa das timelines, também contribui para o blind share a confiança na fonte da informação e o grau de identificação da chamada com os valores dos leitores. "Pessoas compartilham marcas se elas compartilham dos seus valores. Se alguém publicar algo da minha revista sem ler, é porque ela confia na publicação", argumentou.

Citando pesquisas que indicam que 46% dos americanos leem notícias na cama; 42% no transporte público; e 32% no banheiro, ela salientou a importância de "maximizar o (micro) momento". Uma estratégia para contemplar os diferentes públicos seria organizar a estrutura das matérias em blocos, criando uma chamada relevante e atrativa para quem só vai prestar atenção nela por 30 segundos, mas também agregando conteúdo para quem está disposto a dedicar 30 minutos para esta leitura.

Considerado um dos maiores festivais de inovação do mundo, o SXSW se estende até o dia 18 em Austin, no Texas, e a cobertura de Coletiva.net tem apoio da Alright e da Band.

Comentários