"Podemos ter novas tecnologias, mas não temos novos valores", defende comissária europeia, na Web Summit

Responsável pela política digital da União Europeia, Margrethe Vestager encerrou o evento

Margrethe Vestager encerrou o evento - Divulgação/Coletiva.net

Numa edição marcada pelo debate da proteção de dados, a Web Summit foi encerrada, nesta quinta-feira, 7, em Lisboa, com a participação de Margrethe Vestager, a comissária europeia para a Concorrência, responsável pela política digital da União Europeia. "Podemos ter novas tecnologias, mas não temos novos valores. Dignidade, integridade, humanidade e igualdade são a mesma coisa", disse ela, ao iniciar sua intervenção.

Ao ser questionada se a propaganda política nas redes sociais era uma ameaça à democracia, a comissária afirmou não entender porque as regras da publicidade não deveriam valer para o mundo digital. "Talvez devêssemos fazer ainda mais, porque o risco é nós acabarmos de vez com a nossa democracia", disse. Ela saudou iniciativas como a do Twitter, que baniu a propaganda política, embora ainda tenha os bots.

Depois da comissária, foi a vez do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, subir ao palco, como de costume. Ele destacou a importância da Web Summit debater temas como privacidade e manipulação, "provenientes de poderes políticos e econômicos, porque sabemos, infelizmente, que a política e as leis estão muito atrasadas ao enfrentar esses desafios". Precisamos de regras mais fortes. "Precisamos de uma democracia forte. Estamos sob cultura cívica quando ninguém é deixado para trás", concluiu.

A cobertura da Web Summit, com o apoio da BriviaDez, é realizada pela jornalista e correspondente de Coletiva.net, Cleidi Pereira. Há três anos o portal traz o que acontece no evento, diretamente de Lisboa, por meio de textos fotos e vídeos.

Comentários