Luto: Publicidade gaúcha perde Telmo Ramos

Profissional morreu na noite de terça-feira em decorrência de uma parada cardíaca

Telmo Ramos foi vencedor do 'Prêmio Lairson Kunzler', em 2017 - Crédito: Reprodução/ARP

A Propaganda gaúcha perdeu, na noite desta terça-feira, 23, o publicitário Telmo Ramos. O profissional morreu em São Paulo, aos 67 anos, em decorrência de uma parada cardíaca. Natural de Garibaldi, foi casado com a cronista e escritora Martha Medeiros, com quem teve duas filhas. A cerimônia de despedida acontecerá nesta quinta-feira, 25, a partir das 15h, na capela dois do Memorial e Crematório Angelus (Avenida Porto Alegre, 320 - bairro Medianeira), em Porto Alegre. 

Profissional criativo, ele foi um dos criadores da tradicional propaganda de homenagem a Porto Alegre, embalada pela música 'Porto Alegre é Demais', de Isabela Fogaça. Considerado o mais longevo da Publicidade Gaúcha, o filme do Zaffari foi ao ar por mais de 10 anos. Premiado publicitário, Telmo recebeu diversas estrelas no 'Salão ARP', da Associação Riograndense de Propaganda, e em 2017 foi agraciado com o 'Prêmio Lairson Kunzler', principal distinção oferecida. Também foi eleito 'Publicitário do Ano', em 2003, pela entidade. Ainda foi 'Redator do Ano' e 'Diretor de Criação do Ano'.

Com mais de 40 anos de carreira, integrou diferentes agências gaúchas. Foi sócio- diretor da Paim Comunicação, passou por Competence, Matriz e 7.22 Comunicação. Começou a carreira na MPM, onde atuou por um ano, e se transferiu para a Escala. O publicitário também passou pela Standard Propaganda, por mais de uma década, e colaborou com a chilena North Cote Ogilvy & Mather, em Santiago, empresa pela qual atendeu contas internacionais como Nestlé e Shell. Pelas mãos de Telmo, estiveram clientes tais quais Goldzstein, Grupo RBS, Lojas Renner, Ministério do Turismo do Uruguay, Panvel, Shopping Iguatemi, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Tintas Renner.

Nas redes sociais, amigos e colegas de profissão dedicaram mensagem a Telmo. "Grande sujeito, uma pessoa adorável. enorme talento e simpatia", escreveu o cineasta Jorge Furtado. Marcelo Pires também dedicou palavras ao publicitário: "Sempre fui fã. Um homem sensível, elegante. Merece todos os aplausos". Martha, quem deu a notícia via redes sociais, registrou: "Obrigada por nossas meninas, pelo jazz, pelas risadas, pelo amor e por nossa amizade. Descanse em paz". 

A ARP publicou uma nota lamentando a morte de Telmo. "Perdemos um talento criativo repleto de ideias que fizeram história na propaganda gaúcha, mas também um publicitário simpático, querido, discreto, correto, um verdadeiro exemplo."

Confira a nota da ARP na íntegra:

Hoje o Briefing é complicado, triste, cheio de saudades.

Perdemos um talento criativo repleto de ideias que fizeram história na propaganda gaúcha, mas também um publicitário simpático, querido, discreto, correto, um verdadeiro exemplo. Entre tantos prêmios, Telmo Ramos também recebeu a estrela Lairson Kunzler, em 2017, um reconhecimento aos profissionais que são transformadores para o mercado.

A propaganda gaúcha lamenta e já sente o vazio pela ausência do publicitário Telmo Ramos.

A diretoria da ARP, em nome de todo o mercado, solidariza-se com a família e lamenta profundamente a perda.

Comentários