A partir de 2018, Unisinos irá ofertar trajetória multifacetada

Instituição de ensino superior dará início às mudanças ainda no primeiro semestre do ano que vem com projeto piloto

Tendo em vista o planejamento estratégico 2017-2022, a Unisinos permitirá aos seus estudantes que tenham uma trajetória acadêmica multifacetada em 2018. A partir de um projeto piloto, a instituição de ensino superior jesuíta dará início às mudanças ainda no primeiro semestre do ano que vem, com a implantação de uma iniciativa que visa a ofertar conhecimentos além dos conteúdos obrigatórios de cada curso de graduação.

O projeto tem como propósito dar aos alunos a oportunidade de construir, de forma particular, seu percurso na universidade. Isso se dará por meio de cursos de extensão, idiomas, iniciativas de inovação social e de empreendedorismo nas empresas. A reitoria, para exemplificar, disse que dois estudantes de Direito poderão desenvolver competências completamente diferentes, como de empreendedorismo ou voltadas para inteligência cultural. O diploma será o mesmo ao final da graduação, mas com um histórico complementar moldado ao perfil de cada um.

Para chegar ao projeto, a Unisinos mapeou quais seriam as competências identificadas para o século XXI. São elas: responsabilidade socioambiental; cultura ético-estética; senso crítico-reflexivo; resolução de problemas e pensamento computacional; atitude empreendedora e interdisciplinar; comunicação; pensamento e inventivo; interação e colaboração; liderança; e autonomia e autogestão do conhecimento.

Com esta avaliação, a universidade jesuíta busca renovar o modelo de aprendizagem e gerar uma reflexão sobre uma formação acadêmica além do currículo. Também visa a conectar alunos, professores e colaboradores internos e externos da instituição com o campus, a sala de aula, o conhecimento científico e a tecnologia.

Comentários