Com oferta em Comunicação, amanhã finalizam inscrições no 'Programa Raízes' da PUCRS

Iniciativa destinará bolsas integrais de graduação para pessoas negras e indígenas em 19 cursos

Prazo de inscrição encerra amanhã - Reprodução

Amanhã, 31, é o último dia para realizar inscrições no 'Programa Raízes' da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A iniciativa destinará uma bolsa de estudos integral para candidatos pretos, pardos e indígenas. As ofertas serão em cada uma das 19 graduações presenciais disponibilizadas neste ciclo, entre elas, cursos de Comunicação. O cadastro deve ser feito neste link. No entanto, há requisitos para se candidatar.

Os benefícios são destinados a pessoas que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica e sejam residentes de Porto Alegre ou da Região Metropolitana. Entre as exigências para concorrer à bolsa estão: ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2012 e 2022, com uma nota igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação; ter renda familiar per capita de um salário mínimo nacional por pessoa (auxílios do Governo Federal não são considerados); e ter cursado o Ensino Médio em escola pública ou particular (mediante bolsa integral) na Capital ou Região Metropolitana. Todas as condições podem ser conferidas no edital do programa

Cronograma

Após a realização da inscrição no 'Programa Raízes', o candidato deverá se matricular no Vestibular da PUCRS 2023/2, na Modalidade 2 - Enem. Aqueles que atenderem aos critérios do projeto terão a taxa de inscrição isentada. A partir da quinta-feira, 1º, até 17 de junho será realizada a fase de pré-análise dos documentos dos candidatos. Os que atenderem a todos os critérios e forem aprovados no processo seletivo passarão para a etapa de entrevistas. A divulgação final dos selecionados acontece em 22 de junho de 2023. 

O Programa integra o Plano Estratégico que guiará a universidade pelos próximos cinco anos. Entre os direcionadores essenciais do planejamento está a criação de uma comunidade universitária mais inclusiva, plural e criativa, além dos objetivos intrínsecos de ser um vetor de desenvolvimento da sociedade e gerar impacto positivo.  

Comentários