Despedida da Famecos: "Foi muito duro tomar esta decisão", confidencia Fábian Chelkanof

Em conversa com o Coletiva.net, professor explicou o motivo que o fez encerrar o ciclo na graduação da PUCRS

Depois de quase 20 anos na Famecos, Fábian Chelkanoff Thier segue novos rumos - Fabiano Scheck

Um problema sério de saúde é o motivo especial que levou Fábian Chelkanoff Thier a se desligar da função de professor da graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em outubro deste ano. "Foi muito duro tomar a decisão", confidenciou à reportagem do Coletiva.net.  Afinal, como ele ressaltou, o período na Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) foi "o mais espetacular da minha vida". 

Fábian explicou que, entre final de maio e final de setembro deste ano, precisou ficar longe da docência para tratar de uma enfermidade - que prefere não especificar. Nesse tempo, refletiu sobre diferentes aspectos de sua rotina. "Eu entendi que eu precisava dar um novo encaminhamento para a minha vida", relatou o docente, que se diz apaixonado pela instituição de ensino. "O que eu sinto pela Famecos continua igual, não mudou absolutamente nada. Mas é um entendimento que eu preciso tocar adiante agora. Realmente é uma forma nova." Apesar de ter que realizar um tratamento, ele disse que se sente bem. "A parte mais difícil passou e eu estou pronto para encarar o que vier pela frente!"

Mais de três décadas de PUCRS

Em 4 de março de 1991 Fábian iniciou sua história na PUCRS como aluno. Formado em dezembro de 2003, em 1º de março de 2004, começou a trajetória como professor, que durou até outubro deste ano, totalizando assim 18 anos, sete meses e dois dias. Desses, uma década dedicada à coordenação de Jornalismo. Com tantos momentos vividos e disciplinas lecionadas - inclusive em outros cursos da Comunicação -, o professor não consegue destacar apenas um. Ele citou, por exemplo, noites passadas na Escola, negociação de ocupações, conversas sobre currículos novos, SET Universitário - o qual coordenou por 10 anos -, e eventos de maneira geral. 

Entretanto, para postar a mensagem de despedida nas redes sociais, ele escolheu fotos de formaturas para ilustrar, pois ele considera que é o momento em que se vê que todo o esforço valeu a pena. "Eu nunca passei uma formatura sem sair de lá absolutamente feliz." 

Novos planos

Apesar de se despedir da graduação presencial da Famecos, Fábian não deixará a instituição de ensino como um todo, nem mesmo a Educação e a Comunicação. Um novo projeto está em elaboração. Mesmo sem poder comentar ainda sobre, adiantou que está relacionado à formação de professores. Além disso, ele se dedicará a palestras sobre assuntos como relacionamento nas redes sociais, cuidado com a segurança do que se posta, como comunicar, Comunicação popular e direitos humanos. "Então vou aproveitar esses temas, que na verdade eu sempre atuei em todos os lugares, só que agora eu vou colocar na rua de uma forma um pouco maior e oferecendo isso para escolas e empresas." 

O profissional também continuará lecionando nas especializações na PUCRS On-line. Em 9 e 10 de dezembro, por exemplo, ministrará a disciplina 'Espetáculo, sensacionalismo e polêmica em direitos humanos', para Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global. Além disso,  confessou que recebeu convites para atuar em outros lugares, como de cursos de Comunicação Digital fora do Rio Grande do Sul.

Comentários