Espaço Hub One é inaugurado na Universidade Feevale

Vinte e duas empresas já atuam no local e há mais 10 na fila de espera

Novo espaço criado na Universidade Feevale - Reprodução

Foi inaugurado desta quinta-feira, 13, o espaço Hub One da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo. Trata-se de um ambiente de tecnologia, empreendedorismo e inovação. A estrutura conta com todo espaço ocupado por 22 empresas, tendo já mais 10 na fila de espera. Foram investidos por volta de R$ 4 milhões na reforma e adequação do pavilhão.  Cerca de 300 pessoas participaram do evento de estreia, nesta manhã.

Conforme a universidade, o Hub One foi concebido como um espaço para conectar as pessoas, fazendo o papel de uma plataforma de interligação onde convergem o conhecimento e a experiência da academia e do empresariado. Uma das propostas do Hub One é acomodar e dar subsídio a empresas e projetos que atuam em duas áreas intensivas em conhecimento e inovação, que são: indústria criativa, e tecnologia da informação e comunicação. Entre os segmentos presentes, destacam-se empresas de diversas áreas, como, por exemplo, arquitetura, artes visuais, audiovisual, animação, comunicação, design, edição, entretenimento, eventos, fotografia, games, gastronomia, literatura e mercado editorial, moda, multimídia, música, publicidade, rádio, software aplicado à economia criativa, turismo cultural, engenharia e biotecnologia.

O prédio do Hub One conta com 1.681,40 m², distribuídos no térreo e no mezanino. O novo empreendimento aumenta em 78% a área das antigas instalações do parque tecnológico de Novo Hamburgo, e o projeto, que foi executado pela Gerhard + Spindler Arquitetura, foi inspirado em empresas e startups mundialmente famosas, com conceito fabril, em que a arquitetura elementar complementa a tecnologia ali desenvolvida.

O reitor Cleber Prodanov, em seu discurso inaugural, fez questão de afirmar que "uma universidade do século 21 precisa de estrutura, pessoas e conhecimento do século 21". Além dele, participaram da cerimônia de inauguração a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Susana Kakuta, a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, o presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), Roberto Cardoso, e a diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon.

Comments