Estudante de Jornalismo estampa campanha de vestibular de Inverno da Uniritter

Luka Pumes é um dos quatro estudantes selecionados para representar instituição de ensino na ação

Luka Pumes - Reprodução

Quatro estudantes da Uniritter foram escolhidos para estamparem a campanha de vestibular de Inverno e o aluno de Jornalismo Luka Pumes é um deles. O universitário, assim como Luiza Hoffmann Fronckwiak e Priscilla Lucas Oliveira (Medicina Veterinária), e Maêva Teixeira Machado (Engenharia Ambiental e Sanitária), foram eleitos por participarem de projetos voluntários e ações sociais.

Com 20 anos de idade, Luka dá aulas de poesia para crianças e adolescentes em escolas públicas. Ele participante do grupo de Slammers de Porto Alegre e, em 2017, venceu o Slam RS, campeonato de poesia nos quais os participantes têm até três minutos para se apresentarem. Entre os trabalhos voluntários que mais marcou, Luka destaca a ação que desenvolveu com jovens da Fundação de Atendimento Socio-Educativo (Fase), de Porto Alegre. "As crianças sempre trazem alguma coisa nova e nos engrandecem, isso é maravilhoso", conta. Além do trabalho como repórter em um jornal da região, o voluntário participa do talkshow 'Coisas de Cleiton', que aborda africanidades e representatividade negra.

Por sua vez, Priscilla é bolsista de iniciação científica do Instituto de Pesquisa Veterinária Desidério Finamor e participou do projeto 'Saúde na escola - Conscientização sobre zoonose', cujo objetivo é ensinar sobre doenças transmitidas por animais à comunidade que vive próximo do campus Fapa. Também estudante de Medicina Veterinária, Luiza foi uma das responsáveis pelo projeto Pet Terapia, que leva animais de estimação no Lar para Idosos Gustavo Nordlund, em Porto Alegre.

Fechando o grupo, Maêva fez parte do projeto Ecoeducadores, que tem como finalidade a educação ambiental dos jovens da comunidade no entorno do Campus Zona Sul. Fazem parte da iniciativa alunos da faixa etária entre 9 e 18 anos de escolas estaduais e municipais e as atividades visam ao emponderamento das crianças, para buscar, de forma colaborativa com os acadêmicos e os professores, a solução para os problemas socioambientais da comunidade.

Comentários