Filipe Gamba encerra ciclo na Famecos

Comunicador se afasta das salas de aula a fim de se dedicar ao seu projeto de Comunicação Digital

22/07/2025 16:30
Filipe Gamba encerra ciclo na Famecos /Crédito: Reprodução

O professor Filipe Gamba anunciou hoje, 22, em suas redes sociais, que deixa a Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos), vinculada à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O comunicador optou por se dedicar integralmente ao projeto de Comunicação Digital que está desenvolvendo após sua saída do Grupo RBS. Atualmente, ele atua como apresentador do programa 'Donos da Bola', da Band-RS.

A decisão foi confirmada pela decana da Famecos, Rosângela Florczak, que explicou que o desligamento ocorreu em comum acordo e vinha sendo construído ao longo dos últimos meses. O jornalista, que trabalhava havia quase 11 anos na escola, lecionava disciplinas como 'Radiojornalismo' e 'Jornalismo Esportivo', sendo reconhecido pela comunidade acadêmica como paraninfo e professor homenageado por diversas turmas ao longo de sua trajetória.

Decisão construída em diálogo

De acordo com a decana, o desligamento foi definido em conversas intensificadas nas últimas semanas, considerando a dificuldade de Gamba em conciliar a rotina de aulas e projetos acadêmicos com os compromissos de sua plataforma. ?Por um lado, tem esse sentimento de vazio, mas também de alegria pelo sucesso que esse professor vem alcançando no mercado?, afirmou.

Ela garantiu, ainda, que a saída não afetará o andamento das disciplinas e informou que a instituição está avaliando a readequação do quadro docente para o próximo semestre. ?O que eu posso te garantir é que nenhum aluno vai ficar desassistido nos temas que eram de domínio do professor Filipe Gamba?, declarou à reportagem.

Despedida

Ao anunciar sua saída no Instagram, Gamba afirmou que a decisão foi tomada com o ?coração apertado, mas também cheio de gratidão? pelo período em que atuou como professor. ?Foram anos intensos, cheios de histórias, trocas, desafios, risadas e aprendizados que vou guardar comigo pra sempre. Aos meus alunos, meu muito obrigado por confiarem em mim, por me ensinarem tanto e por me fazerem acreditar todos os dias no valor da educação. Aos colegas, meu abraço apertado e minha admiração, foi um privilégio dividir histórias e conversas com todos vocês. Saio, mas levo essa gigantesca instituição no coração?, declarou.

O comunicador explicou que seu empreendimento cresceu, tornando inviável conciliar as demandas do projeto com a sala de aula. ?Agradeço à nossa decana, Rosângela, pela sensibilidade, respeito e empatia na condução do meu processo de despedida. Espero que guardem os ensinamentos no coração e que jamais esqueçam de mim. E queridos alunos, quando me encontrarem, podem seguir me chamando de Sor, será uma honra?, completou.

Portas abertas

Apesar do desligamento, Rosângela ressaltou que a Famecos seguirá com as portas abertas ao comunicador. ?Disse pra ele, Filipe, não é um adeus, é uma pausa, porque hoje realmente faz muito sentido para ele o projeto que ele desenvolve?, afirmou, ao reforçar o reconhecimento institucional pelo trabalho do docente na formação de profissionais para o mercado de Comunicação.

O projeto digital ao qual Gamba se dedica integralmente inclui a produção de conteúdos jornalísticos e a manutenção de um canal multiplataforma, voltado à cobertura de esportes e debates sobre Comunicação. A reportagem de Coletiva.net tentou contato com o comunicador, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno.