Fórum Atitude Positiva será realizado no auditório da UCS, em Canela

Evento abordará questões que contribuam para a prática do jornalismo saudável

Renato Martins é curador e mediador do evento - Antares Martins

Um grupo de jornalistas, educadores e pesquisadores vem, desde 2014, trabalhando a pauta positiva em diversos meios de comunicação e instituições. Neste sentido, na sexta-feira, 14, o Fórum Atitude Positiva chega à Canela para debater estes temas em seminário a ser realizado no auditório da Universidade de Caxias do Sul (UCS), das 9h às 12h. Esta será a segunda edição do evento, que, neste ano, irá avaliar a necessidade de contar histórias que contribuam para um jornalismo mais humanitário, analisando também o cenário político e midiático do País, a partir do tema 'Brasil pós-eleições: que notícias queremos contar em 2019?'.

A iniciativa surgiu a partir de estudos produzidos pela Universidade da Pensilvânia (EUA), em conjunto com o Huffington Post, os quais relatam assistir apenas três minutos de notícias negativas na manhã faz com que 27% dos espectadores estejam mais propensos a relatarem ter um 'mal dia'. O mesmo estudo ainda apontou que aqueles que assistiram histórias transformadoras disseram ter um bom dia em 88% do tempo.

Os debatedores convidados serão o professor doutor em Ciências da Educação e palestrante internacional Max Haetinger; a jornalista e apresentadora do SBT Esporte RS, Débora de Oliveira; o doutor em Comunicação Social com Pós-Doutorado no Instituto de Estudos Jornalísticos Luciano Klöckner; e a doutora em Economia pela Ufrgs Maria Carolina Rosa Gullo. A mediação do debate e curadoria do evento é do jornalista, professor e palestrante Renato Martins e o comunicador Bráulio Ricardo, da Rádio Clube FM, será o mestre de cerimônias. O evento é gratuito e aberto à comunidade, que poderá compartilhar suas ideias, cases e ações positivas.

Renato Martins afirma que "notícias positivas melhoram a saúde mental dos espectadores. Não se trata de esconder os fatos: a ideia é apenas equilibrar o noticiário, ajudando a encontrar soluções em vez de apenas relatar problemas. Uma história de superação, um exemplo de solidariedade, um novo serviço público de utilidade são exemplos de boas notícias", explica o jornalista, que é um dos entusiastas da comunicação positiva.

Para realizar a inscrição, que é gratuita, basta acessar o site http://bit.ly/segundoatitudepositiva.

Comentários