Jogo de egresso do curso de Criação Digital da UCS é finalista do SBGames

Indicado na categoria Melhor Narrativa em Jogo de Estudante, 'Cursory Affair' foi desenvolvido por Bruno Silva Santos como Trabalho de Conclusão de Curso

25/10/2023 17:08
Jogo de egresso do curso de Criação Digital da UCS é finalista do SBGames /Crédito: Arquivo pessoal/Foto Itália

Desenvolvido pelo egresso do curso de Criação Digital da Universidade de Caxias do Sul (UCS) Bruno Silva Santos como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o jogo 'Cursory Affair' é finalista do Festival de Jogos do SBGames. A 22ª edição acontecerá entre 6 e 9 de novembro em Rio Grande. A produção foi indicada na categoria Melhor Narrativa em Jogo de Estudante.

Inspirado em contos da escritora Agatha Christie e em outras histórias do gênero, o game narrativo de detetive leva o jogador a desvendar um mistério de assassinato a bordo de um trem. As ações são orientadas na modalidade point and click, ou seja, o jogador usa primariamente o mouse, apontando e clicando para se mover pelos vagões do trem, conversar com os suspeitos e encontrar pistas. Os interessados podem baixar o produto gratuitamente na plataforma itch.io por este link

Graduado em julho, Bruno destaca a importância do curso para a produção. ?Ao longo do processo de desenvolvimento tive que executar diversos tipos de tarefas que foram vistas ao longo do meu Plano de Ensino, desde a programação do jogo em si até a edição de áudio e vídeo." Orientador do trabalho, o coordenador dos cursos de Criação Digital e Jogos Digitais e do Laboratório de Garantia da Qualidade para Jogos Digitais (UCS Lab Q.A.), professor Marcelo Luis Fardo acredita que "um projeto desses é fruto de um trabalho interdisciplinar que envolve programação, arte, interfaces, áudio, entre outras áreas que o curso contempla dentro da Indústria Criativa".

Cursory Affair e reconhecimentos

Desenvolvido em cerca de dois meses, o game possui uma interface simples e fácil e propõe ao jogador ajudar Rupert Knowles no caso de um passageiro assassinado, encontrado sob circunstâncias misteriosas, a bordo de um trem. A trama desenvolvida por Bruno Silva Santos é curta e a experiência dura em torno de 40 e 60 minutos. "Fiz a escrita da narrativa e a programação do projeto. A amiga Sara Frizzo, também aluna do curso, produziu a arte do jogo. Foram realizadas sessões de playtest do projeto em seu estágio inicial pelo UCS Lab Q.A., para que erros pudessem ser identificados e corrigidos antes do lançamento", conta.

É o segundo ano consecutivo em que trabalhos desenvolvidos no âmbito do curso de Criação Digital são finalistas do Festival de Jogos do SBGames. Em 2022, o egresso Bruno Paese Pressanto foi duplamente premiado no âmbito dos jogos de estudantes, nas categorias Melhor Narrativa e Melhor Arte, com 'Incidente no Bloco 71'. Neste ano, o mesmo game foi finalista no BIG Festival. Para o professor Marcelo, os reconhecimentos se relacionam ao talento e à criatividade dos autores no processo de construção das narrativas e de outros aspectos. "Os dois foram meus orientandos e quiseram desenvolver jogos como projeto final do curso. Por apresentarem níveis elevados de qualidade, incentivei que submetessem as produções ao Festival de Jogos.?

Assista ao trailer: