Jornalistas abordam preconceito contra mulheres e LGBTs no jornalismo

Palestra com Laura Gross, da Rádio Guaíba, e Israel Augusto de Castro-Fritsch, do SBT RS, acontece na Fabico

Laura Gross e Israel Augusto de Castro-Fritsch - Reprodução

Os jornalistas Laura Gross, da Rádio Guaíba, e Israel Augusto de Castro-Fritsch, do SBT RS, foram convidados pelo professor Luiz Artur Ferraretto para ministrarem uma palestra aos alunos da disciplina Fundamentos de Rádio e Televisão, do curso de Jornalismo da Fabico, da Ufrgs. Segundo o professor, que sempre convida profissionais para compartilharem suas trajetórias, este é um momento de troca de experiências gratificante.

Ferraretto explica que, no semestre passado, alunas o provocaram para levar para sala de aula uma jornalista que desse uma noção do empoderamento feminino e das dificuldades enfrentadas pelas mulheres no cotidiano das rádios. "Na hora, lembrei da Laura Gross, repórter da Guaíba e vítima de assédio, trabalhando antes de um jogo de futebol em abril", contou em depoimento na sua página do Facebook. Laura conversará com os estudantes na terça-feira, 24.

A partir da sugestão inicial, o professor achou interessante estender o debate para a questão dos jornalistas LGBTs e, para a segunda palestra, a se realizar em 12 de novembro, escolheu o produtor do SBT RS, de quem foi professor na Ulbra. "Gosto muito das postagens dele nas redes sociais, defendendo, em síntese, o direito de as pessoas serem felizes", comentou o docente.

Os dois bate-papos se iniciam às 8h30 e acontecem no auditório 2 da Fabico. Os eventos são abertos a estudantes e ao público em geral que desejar participar.

Comentários