PPGCom da Famecos/PUCRS lança linha de pesquisa sobre política de corpos

Novidade abrange estudos relacionados a práticas culturais contemporâneas

Cursos propõem um novo olhar sobre a Comunicação - Gabriel Warken

'Processos comunicacionais, políticas dos corpos e interseccionalidade' é a linha de pesquisa lançada pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCom) da Escola de Comunicação, Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/Famecos) para 2023. Assim, o programa passa a acolher estudos que abrangem as práticas culturais contemporâneas, considerando marcadores de raça, gênero, sexualidade, faixa etária, classe, territorialidades e suas interseccionalidades. 

Conforme o professor e coordenador do curso de Jornalismo, Deivison Campos, os ângulos compõem uma nova forma de olhar a Comunicação. Para o gestor, é outra maneira de discutir os processos comunicacionais em sociedade, não só a partir de artefatos e processos, "mas como esses são atravessados por marcadores de identidade e outras epistemologias. Ela se liga a todo um debate emergente no campo da Comunicação sobre o decolonial, também sobre corpos, identidades e diferenças".

A linha visa analisar temas e pressupostos conceituais da Comunicação, articulados às políticas dos corpos e às diferentes formas de opressão, preconceitos, racismos e resistências simbólicas e materiais. As abordagens são problematizadas a partir de regimes midiáticos e interações sociais. Além disso, o PPGCom também acolhe pesquisas sobre 'Imaginário, indústria criativa e tecnologias emergentes' e 'Práticas nas mídias, organização e poder'. 

Os interessados podem se inscrever na seleção para novos alunos do PPGCom até sexta-feira, 2. Mais informações podem ser adquiridas no site da faculdade

Comentários