Programação diversa marca 50 anos da Furg, de Rio Grande

Cinquentenário da universidade é celebrado nesta terça-feira, 20

Furg celebra 50 anos de história - Reprodução

Com vocação para os ecossistemas costeiros e oceânicos, a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) celebra 50 anos de história nesta terça-feira, 20, com uma programação diversa. A reitora Cleuza Maria Sobral Dias fala sobre a importância de comemorar o aniversário. "Ao celebrar os 50 anos, estamos honrando a universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, como é a Furg", declara.

Nesta semana, a programação de aniversário, que se iniciou em janeiro, será dividida entre atividades junto à comunidade externa e celebrações dentro da instituição. Nesta segunda-feira, 19, além de uma celebração inter-religiosa, haverá uma sessão solene na Câmara de Vereadores em homenagem ao aniversário, às 18h30. Na terça-feira, 20, a Assembleia Universitária comemorará o cinquentenário da universidade no Cidec-Sul, às 14h30.

Na quarta-feira, 21, a comunidade está convidada para cantar Parabéns a Furg na área acadêmica da Unidade Saúde, às 15h30. No Campus Carreiros, a atividade acontece às 9h45 da quinta-feira, 22, no Centro de Convivência. O encerramento da programação da semana de aniversário será na sexta-feira, 23. Durante o dia ocorrerá o Tour dos Aposentados, passeio pensado para os servidores que participaram da história da universidade. O percurso vai do Centro de Convívio Meninos do Mar, no centro de Rio Grande, à Estação Marinha de Aquacultura (EMA), na praia do Cassino, passando pelo Campus Carreiros. Na  parte da noite, haverá o espetáculo de dança Títeres, do Coletivo Muttare e Cia. O Gênenis Dança-Teatro encerrará as atividades comemorativas, às 20h no Cidec-Sul, no Campus Carreiros, com entrada gratuita e aberto à toda comunidade. 

A Furg deu o primeiro passo em 1955 com a criação da Escola de Engenharia Industrial e a Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas. Em 20 de agosto de 1969 foi assinado o decreto-lei nº 774, autorizando o funcionamento da universidade a partir da fusão das quatro primeiras unidades de ensino superior. No mesmo ano, foi nomeado o primeiro reitor da Furg, o professor Adolpho Pradel.

Em 1987, a instituição passou à condição de fundação pública. A primeira mulher a assumir a Reitoria foi Cleuza Maria Sobral Dias, em 2013. São oferecidos mais de 60 cursos de graduação, que formaram mais de mil alunos em 2018. Atualmente, são cerca de 12 mil alunos nas ofertas de graduação e pós-graduação da instituição.

Comments