Programas especiais celebram os 65 anos da Rádio Universidade
Entre as atrações está uma seleção musical com obras inéditas na emissora

Em 18 de novembro de 1957 entrou no ar em 1080kHz a Rádio da Universidade, emissora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Para celebrar os 65 anos, o veículo trará uma programação especial a partir da próxima segunda-feira, 14. Além de ações que buscam valorizar produções antigas e atuais, será apresentada uma seleção musical com obras que ainda não foram tocadas na rádio.
Da próxima segunda-feira, 14, ao sábado seguinte, 20, a emissora tocará fonogramas inéditos. Além disso, serão transmitidos comentários de músicos e pesquisadores sobre as composições e gravações. A coordenação do especial é de Cláudio Remião. De 16 de novembro até 2 de dezembro, o 'Arquivo 1080' trará capítulos da trajetória da rádio. Na iniciativa, haverá trechos de produções marcantes que já não estão mais na grade e falas de produtores que atuam em projetos que dialogam com os programas antigos. Com produção e apresentação de André Grassi, a sequência vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h10, com reprise às 20h05.
Criado em 2020, 'Piano Forte' terá duas edições especiais com recitais gravados no piano Grotrian Steinweg - instrumento que está na Rádio desde o início da década de 1960. A primeira delas, que será veiculada em 18 de novembro, terá a pianista e professora do Instituto de Artes da Ufrgs Cristina Capparelli. No repertório especialmente montado para a ocasião, estarão músicas brasileiras.
Em 28 de novembro, quando a Universidade comemora 88 anos, a pianista Mel Souza, estudante do bacharelado em Piano da instituição, apresentará uma seleção de jazz e MPB. Para tanto, terá a companhia da cantora e compositora Giovanna Mottini. Com o apoio de Person Pianos, 'Piano Forte' vai ao ar às 11h. Além dos especiais na 1080 AM, a Rádio terá a publicação de conteúdos sobre sua história e novos projetos em suas redes sociais e no site.