PUCRS promove debate sobre Ecologia Integral, tópico de destaque na COP 30

Encontro apresentou iniciativas e encontros para discutir a sustentabilidade e a crise climática

07/11/2025 15:55 / Atualizado em 07/11/2025 16:00
PUCRS promove debate sobre Ecologia Integral, tópico de destaque na COP 30 /Crédito: Divulgação

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e parceiros, montaram o evento 'Ecologia Integral Rumo à COP 30', uma iniciativa que aborda a conexão entre crises ambientais, sociais, econômicas e políticas, buscando soluções baseadas na proteção da vida e na justiça climática. O debate, ocorrido recentemente, apresentou uma série de iniciativas e encontros para discutir a sustentabilidade e a crise, com objetivo de preparação para a conferência.  

A Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças do Clima (COP 30) terá a edição de 2025 sediada no Brasil e conta com a Ecologia Integral como um dos temas centrais de discussão da conferência. A abordagem vai além das discussões climáticas para incluir direitos humanos, participação de comunidades locais e necessidade de mudanças no estilo de vida. 

O conceito de ecologia integral foi enfatizado pela Igreja Católica, com base na encíclica 'Laudato de Si', de 2015, organizada pelo Papa Francisco e que traz iniciativas e visões para o evento. Com isso, a PUCRS promoveu debates com foco no assunto, combinando ciência, justiça social e espiritualidade para a construção de soluções. 

A palestra de abertura 'Laudato Si', com o Irmão João Gutenberg, abordou reflexões sobre pessoas, sentimentos e lugares conectados. ?Devemos cuidar de tudo e de todos promovendo a Ecologia Integral?, afirma. Para o Irmão Gutenberg, a valorização das paisagens naturais é precária. ?O Planeta não é uma lixeira, mas a Terra Nossa Mãe, Terra Nossa Irmã. Então vamos fazer um grande esforço para mudar nossas atitudes através da Conversão Ecológica", defende.

Programação

Ao longo da programação, convidados e professores falaram sobre diversos tópicos, como o uso eficiente de recursos como energia elétrica, combustíveis, menos uso de papel, reciclagem e o programa Lixo Zero, realizado pelo Colégio Marista Champagnat e com apoio de uma startup do Tecnopuc. O professor Henrique Meyer, um dos palestrantes, destacou a importância da educação para mudar os hábitos não ecológicos. Maira de Cássia Petrini, professora do Tecnopuc, explicou sobre o desenvolvimento de um HUB na área de negócios sustentáveis, que trabalha com ações para melhorar a sustentabilidade das empresas sediadas no Tecnopuc. 

O evento finalizou com a fala 'Reflexões sobre a COP30 Amazônia', com o professor Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc. Audy participará nos painéis relativos à contribuição da Ciência, Tecnologia e Inovação e dos Ecossistemas de Inovação para um desenvolvimento sustentável, representando o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia da Presidência da República, no evento internacional, em Belém.

Augusto Alvim, mediador, salientou que o diálogo foi extremamente positivo e que foi possível a apresentação de uma parte mais teórica, do ponto de vista da Universidade. "Apresentamos o que a universidade e seus parceiros estão desenvolvendo. Foi um momento muito produtivo sobre a participação da academia e da ciência na COP30".