A coragem de aniversário

Por Lucas Dalfrancis, para Coletiva.net

Lucas Dalfrancis - Arquivo pessoal

Há exatamente um ano, alterava a rota particular da minha vida. Avançando organicamente pela força do trabalho, semeando relações perenes e entendendo minha missão neste mundo, quis gozar do justo direito de empreender em caminhos tortuosos, porém convicto de pegadas firmes nesta marcha em direção a mudança.

Com a inquietude fervilhando no presente, remoía sonhos espaçosos de futuro: liderar um projeto com marca e entrega consoantes com as minhas competências, filosofia e razão de existir. Assim, de maneira simples, porém pretensiosa, nascia a Notório - Estratégia & Reputação. Durante três meses, entendemos nosso posicionamento de mercado, enxergamos ativos competitivos, estreitamos o nicho de negócio e definimos a abrangência de atuação, entre Sul e Sudeste. Fomos à labuta!

Nem bem estávamos estabelecidos, a marca sequer existia, e já movimentávamos clientes e parceiros na arquitetura das campanhas eleitorais de 2022. Foram dezenas de candidatos atendidos e 18 profissionais imersos em projetos criativos e desafiadores. A roda de amigos cresceu e alargamos nossa carteira para São Paulo, Santa Catarina e Ceará. Agregamos players de valor e um time competente e, nos primeiros seis meses, nossa sede ficou pequena para o tamanho da equipe.

Em janeiro deste ano, mudamos de casa e, além de aumentar o espaço, ampliamos, também, a nossa atuação para áreas estratégicas: incorporamos ao portfólio clientes das áreas de tecnologia, potências do agro e sociedades jurídicas e públicas; além, claro, de agregar talentos da área de publicidade com as skills dos nossos jornalistas e consultores seniors. Nesse transcurso, decidi voltar à sala de aula: o MBA de ESG, Estratégia e Inovação (ESPM) tem sido uma lente necessária para clarear horizontes de mercado, mirando os diferenciais da concorrência e oportunizando uma mudança de patamar.

Relutei internamente, se deveria ou não, pôr em texto os nossos desafios e também essa jornada de desenvolvimento. E fui convencido pelo poder da inspiração. Há em nós, comunicadores, um espírito livre e empreendedor que precisa ser motivado para renovação de uma cadeia de entrega que carece de oxigenação e novos olhares. Abrir-se para a transformação, no pensar e no fazer. Que a coragem sempre nos guie nesta epopeia que é recomeçar, e que o medo e o julgamento alheio, ora e outra opressor, não sejam algozes de nenhuma idealização. Se o futuro é um movimento e você crê, não pare.

Lucas Dalfrancis é CEO da Notório I Estratégia & Reputação

Comentários