Caminhos para encontrar um destino

Por João Pedro Argemi, para Coletiva.net

Desde a minha troca de universidade, pude notar muitas diferenças entre as faculdades e posso afirmar que a minha relação com a academia mudou completamente. Quando entrei para ESPM, estava estagiando na Comunicação de uma empresa de máquinas em Canoas, onde resido. Após os seis primeiros meses de contrato, tomei uma decisão, que considero a principal mudança neste período de adaptação que eu estava passando na nova universidade, optei por não renovar meu contrato na empresa e entrar para equipe da HUB Jornalismo, agência experimental multiplataforma, e por lá fiquei o segundo semestre de 2017.

Ao entrar para a HUB, muitos horizontes foram se abrindo para mim, muitas opções de trabalho, as quais antes eu não considerava que poderiam ser boas possibilidades de mercado. Quando entrei na faculdade, tinha certeza do que queria, jornalismo esportivo sempre foi minha paixão.

Estive envolvido em projetos de cadeiras que me proporcionaram o meu melhor momento desde que entrei na universidade. Em 2018/2, na disciplina de Rádio II, ministrada pelo professor Andrei Rossetto, em um grupo de sete colegas, foi desenvolvido um projeto chamado Sextou Podcast. Como o nome diz, é um podcast e diversos assuntos foram pauta no nosso programa, desde dramas adolescentes até assuntos mais sérios como regimes totalitários, por isso consideramos como um podcast de variedades. O Sextou Podcast em 2018 ganhou o prêmio do Expocom regional, na categoria de Produção Laboratorial em Audiojornalismo e Radiojornalismo, e, com isso, conseguimos disputar o Expocom nacional, que foi realizado em Belém/PA, na primeira semana de setembro deste ano de 2019, junto dos meus queridos colegas, Ana Luisa Ribeiro Martins, Bárbara Bitencourt, Luis Henrique Cunha, Pietro Meinhart, Victoria Thomaz e Vitória Nascimento.

Ainda no mesmo ano, consegui uma vaga em uma web rádio por meio do colega Peter Leinhart, que me indicou para integrar a equipe de repórteres da Rádio Galera, a webrádio com atuação no jornalismo esportivo. Estava finalmente conseguindo unir duas paixões, o rádio e o futebol.

Volto para a HUB no segundo semestre de 2019 colhendo frutos de experiências e aprendizados adquiridos com projetos realizados e cada vez mais conquistando meu espaço no mundo de possibilidades que é o mercado de trabalho. Unir as experiências do rádio esportivo e de produções realizadas pelo Sextou Podcast me possibilitará, junto dos meus colegas na HUB, Alessandra Carpinski, Rafael Castro e Thomaz Simões Pires, dar um passo num novo rumo para a agência da faculdade, abrir um núcleo de esportes.

O HUB Esportes vem com a proposta de oportunizar para os colegas que estejam ingressando na agência experiências em coberturas esportivas, participando e cobrindo os eventos esportivos que acontecem na capital gaúcha e na região e, principalmente, ampliar as possibilidades de criação em todos os âmbitos da comunicação.

Compartilho minha caminhada acadêmica com vocês por entender que algumas coisas que vivi podem agregar muito para que eu me forme um profissional diferenciado no mercado. Saber errar: no processo de criação de um conteúdo ou projeto, muitas vezes, tentamos e erramos muito antes de começar a acertar. Por isso é importante experimentar. Colocar-se fora da nossa zona de conforto, buscar novos espaços para nos adaptarmos e, principalmente, ter paciência. Às vezes, alguma falha serve de degrau para novas possibilidades. Assim, estar na agência me faz recordar que, além das aulas, a faculdade é tempo de experimentar - testar, acertar e errar. Mais do que uma dica que compartilho com vocês, é o que realmente estou fazendo.

João Pedro Argemi é estudante de Jornalismo da ESPM-POA.

Comentários