Home Office em tempos de Covid-19: a chave do sucesso é a comunicação

Por Pâmela Rosa

 Abril, 2020 - Não é novidade para ninguém que estamos vivendo uma crise mundial nunca vista. Acredito que, por mais preparado que fosse qualquer empresário, nenhum teria imaginado a magnitude do que estamos passando. Mesmo que já fosse uma realidade em grandes centros urbanos, fomos pegos de surpresa com relação à migração para o home office. Nós, uma agência que tanto aposta em troca, na parceria e em trabalho em equipe, tivemos como primeira reação a resistência. A consciência, no entanto, falou mais alto e, em menos de 24 horas, mudamos e adaptamos nossos processos para levarmos 54 pessoas para esse regime.

 De um dia para o outro, deixamos de existir em uma estrutura única e nos dissolvemos um pouco na casa de cada um do nosso time. E, logo de cara, tivemos que exercer a empatia e entender as singulares e os desafios de cada um. Fomos surpreendidos com resiliência. Cada um, à sua maneira, se adaptou rapidamente a esse novo formato. Mas arrisco a dizer que a chave de tudo ter funcionado (e estar funcionando) é que rapidamente criamos um sistema de comunicação frequente: uma agenda diária de calls de alinhamentos. Todo mundo está isolado e, mais do que nunca, precisando de conexão. Ferramentas de calls em vídeo viraram uma maneira de nos mantermos o mais próximo possível.

 Vale ressaltar que as pautas das reuniões digitais não se resumem só ao trabalho, mas também servem como uma troca de individualidades: do filho que precisa fazer a tarefa da escola até o cachorro que rouba a cena da reunião. Obviamente, nem tudo são flores. As videoconferências necessitam de atenção, de entrega e de disposição do time. Mas, sinto que, se bem conduzidas, são muito eficazes e, mesmo sem o apoio físico para expor as ideias, acabam sendo muito produtivas para resoluções de problemas. No conforto de nossos lares e na necessidade de conexão com o outro, acabamos valorizando mais ainda o contato e nos colocamos presentes.

 Afinal, não estamos vivendo só o desafio de mudarmos a nossa rotina, mas também, de estarmos incertos com o futuro. Todo mundo está - ao menos um pouco - estressado, e a troca diária pode ser uma válvula de escape. Uma maneira de nos aproximarmos e, de quebra, trabalharmos melhor ainda juntos. 

 Então, se fosse dar um conselho seria: mantenha a comunicação frequente, seja pontual e se doe ao outro. É um momento de estarmos juntos, mesmo que separados. 

 Pâmela Rosa é sócia da agência Batuca, mestre em design pelo PGDesign-UFRGS (2018) e possui graduação em Design pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) (2016). Tem também formação de nível técnico em Programação Visual pelo Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (2010).

Comentários