Instagram deve ampliar presença nas próximas campanhas eleitorais

Por Alessandra Fedeski, para Coletiva.net

Faltando cerca de um ano e meio para as eleições municipais, os profissionais envolvidos no processo que irá eleger prefeitos e vereadores começam a dar o tom do que deve estar em destaque nas campanhas. É neste contexto, e ainda sobre forte influência das eleições de 2018, que as redes sociais seguem com grande importância nos planejamentos de comunicação.

O Facebook ainda é a rede social de maior penetração em nosso País, com 127 milhões de usuários, mas vem perdendo força - segundo pesquisa divulgada por um instituto nacional que aponta uma redução no número de usuários - e credibilidade - diante de mais um escândalo de vazamento de informações confidenciais. Em paralelo, a forte tendência de crescimento do tráfego na internet das imagens e vídeos tende a ampliar de forma considerável a presença do Instagram nas estratégias de comunicação dos candidatos. Os grandes textos utilizados no Facebook perdem espaço para as imagens, vídeos, gifs e stories na atenção dos usuários, pois de forma rápida e com uma dinâmica visual forte, atraem aqueles buscam entretenimento e relacionamentos nas redes.

Na palma das mãos de milhões de brasileiros, o aplicativo de mensagens Whatsapp deve seguir como outra grande força das campanhas, como ocorrido no último pleito. Com 120 milhões de usuários no Brasil, o aplicativo também é considerado como uma rede social, com potencial de gerar empatia e envolvimento entre candidato e eleitores. Por meio do aplicativo circulam conteúdos que podem ser compartilhados instantaneamente, atingindo o grande público, de forma ampla ou segmentada.

As três redes fazem parte da rotina diária dos usuários de internet do Brasil, e estarão fortemente presente nas campanhas do próximo ano, com destaque àquelas que dispensam menor atenção e concentração por parte do usuário no consumo do conteúdo.

Alessandra Fedeski é jornalista com pós-graduação em Marketing Político.

Comentários