Quando a redação da Zero Hora "coletivou"

Por Janaína Díaz, para Coletiva.net

Minha história no Coletiva.net começou em 2002, quando tive a sorte de ser convidada pelos fundadores do site José Antonio Vieira da Cunha, José Luiz Monteiro Fuscaldo e Luiz Fernando Moraes para fazer parte da equipe. No mesmo ano, estava finalizando a faculdade. O meu TCC, sobre a editoria de economia do jornal ZH, me proporcionou uma experiência extraordinária. Durante 15 dias dividi o meu tempo entre as redações do Coletiva.net e da Zero Hora. Deixava todas as notícias prontas para que o Marcelo Oliveira, nosso grande webmaster, enviasse a newsletter do Coletiva.net no final da tarde. 

Naquela época, redação de jornal impressionava muito os alunos de jornalismo. Eu estava encantada com a oportunidade de conhecer a Zero Hora.  Quando fiz a solicitação para a jornalista Maria Isabel Hammes (a Bela) e ela aceitou de imediato, nem acreditei. Queria entender o processo de seleção de pautas da editoria de economia, mas não imaginava que iria aprender muito mais. 

No primeiro dia, a Bela me levou por tudo, até mesmo na reunião de pauta com a editora-chefe da época Marta Gleich. Quando pensava que já tinha sido um dia incrível e estava quase de saída, um momento mágico: os monitores da redação ficaram azuis. Era a hora que enviávamos a newsletter do Coletiva.net. Assim que os jornalistas da Zero Hora receberam o email, acessaram o site para ler as novidades. No outro dia, contei para o Vieira com tanta emoção.

Voltei para a Zero Hora e vivi mais experiências bacanas. Bate-papos com o David Coimbra na cafeteria. De longe assistia a colunista Lurdete Ertel digitar as notas quentes do mercado. No outro lado da redação, espiava Rosane de Oliveira ao telefone com um entrevistado. Tudo muito novo para mim, mas o mais impressionante era vê-los concentrados no Coletiva.net. Mal podia esperar para o envio da newsletter, e novamente, ver a redação da Zero Hora "coletivar". Meus olhos brilhavam com o azul do Coletiva.net no monitor da Bela, que parava tudo para ler também. E assim foi cada dia na ZH, cheio de emoções, sendo a maior delas o momento em que esses importantes jornalistas "coletivavam". 

Levei essa experiência para a redação do Coletiva.net e todos os dias escrevia com a certeza de que grandes nomes estariam ansiosos para ver as nossas notícias sobre o mercado. Desde então, tive a convicção de que a internet iria crescer e nunca mais abandonei o marketing digital. Parabéns para todos, que como eu, acreditaram no futuro da internet e "coletivaram", fazendo possível a comemoração dos 21 anos do Coletiva.net. Parabéns equipe por estar informando desde os grandes nomes do mercado de comunicação até aqueles que ainda estão se preparando para ingressar nessa jornada. 

Sucesso Coletiva.net! Que todos nós continuemos "COLETIVANDO" por muitos e muitos anos!

A jornalista Janaína Díaz foi responsável pelo conteúdo do Coletiva.net entre 2002 e 2003, e do exterior, colaborou com artigos para o site por alguns anos. 

Comentários