Radiodifusão: Nossos mais sinceros parabéns

Por Alexandre Gadret, para Coletiva.net

Presente no cotidiano da população, a radiodifusão tem seu dia de comemoração em 25 de setembro. Parte fundamental da comunicação, o rádio e a TV são os principais canais de transmissão de notícias, informações e entretenimento. Geralmente, quando ouvimos a palavra, pensamos apenas em rádio, mas o termo significa propagação de sinais, podendo ele ser de rádio e televisão, através das ondas radioelétricas.

Oficialmente, a primeira transmissão de voz ocorreu em 1921 e foi introduzida às ondas curtas em 1922. O ápice do rádio ocorreu durante a Primeira Guerra Mundial, quando ambos os lados do confronto utilizaram o meio para transmitir mensagens e, após o fim das batalhas, com o crescimento dos receptores, o meio ganhou força na Europa e nos Estados Unidos.

A primeira emissora de rádio no Brasil, fundada em 20 de abril de 1923 por Edgar Roquette Pinto, foi a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Já o aparelho de televisão, foi oficialmente apresentado ao mundo em 1928, por Ernst F. W. Alexanderson. Porém, o rádio ainda era o meio mais popular. Mais tarde, já na década de 1940, os programas radiofônicos começaram a ser feitos para as massas, por causa do aumento na audiência. Este reflexo pode ser percebido nas milhares de emissoras espalhadas pelo País, que hoje se configuram como agentes facilitadores da difusão de informações.

No decorrer deste tempo, a tecnologia foi uma grande aliada destes meios - ao contrário do que muitos acreditavam. Ao longo dos anos, os aparelhos de rádio e televisão sofreram muitas mudanças, tanto nos seus designs, quanto em estilo de conteúdo.

Por isso, esses meios de comunicação merecem todo o reconhecimento e um dia só para homenageá-los, bem como todos os profissionais que atuam no segmento. E que a radiodifusão continue cumprindo o seu papel fundamental, ditado por Roquette-Pinto: "A radiodifusão deve oferecer ao povo um pouco do que ele gosta e muito do que ele precisa".

Alexandre Gadret é presidente da Rede Pampa.

Comentários