Uma vez Coletivete, sempre Coletivete

Por Patrícia Castro, para Coletiva.net

O portal Coletiva.net acaba de completar 21 anos de histórias, das quais eu faço parte há pelo menos 14. Minha relação com o Coletiva começou ainda na faculdade. Eu fui uma universitária cheia de sonhos e idealizações pela profissão. Foram seis anos de viagens da Zona Sul de Porto Alegre até São Leopoldo, para cursar Jornalismo na Unisinos. Foi lá, que tive o meu primeiro contato com o portal da comunicação, o Coletiva.net. 

Me formei, em julho de 2006, e minha ex-chefe no Dmae, onde fazia estágio, a ex-coletivete, Angélica Ritter, me indicou ao então editor do portal na época, o Vieira. Lembro como se fosse hoje quando cheguei para entrevista e já na recepção conheci a Laurita Fernandes que me encheu de entusiasmo e ficou torcendo para que eu conquistasse a vaga. Tal qual foi minha surpresa, já saí de lá como editora da extinta agência de pautas voltada ao terceiro setor, Pauta Social, que pertencia à Editora Coletiva.

Na oportunidade, eu dividi, em diferentes momentos, a redação com as repórteres do Coletiva.net, Bruna Karpinski, Cleidi Pereira, Letícia Heinzelmann, Márcia Christofoli, Vanessa Bueno entre outros, e com o webmaster Rafael Pegoraro e o colunista Fraga. Também tive uma afinidade e cumplicidade incrível com as gurias do financeiro, Regina Bonnel e Laurita, minhas amigas para sempre.

No Pauta, tive a oportunidade de cobrir eventos em outros estados e editar muitas notícias interessantes sobre responsabilidade social, até que acabei abraçando algumas pautas do Coletiva também, e quando vi já era uma coletivete. Com o Coletiva, aprendi a escrever para quem falava a mesma língua que eu, o pessoal da Comunicação. Foi uma tremenda experiência e responsabilidade noticiar o que acontecia no mercado, sempre com a supervisão e os olhos atentos do "amado mestre" Vieira, que me ensinou a apurar os fatos e me tornar uma repórter de verdade.

Também contei inúmeras histórias bacanas de pessoas importantes para editoria Perfil, mas, confesso que não gostava de escrever este tipo de texto mais literário. Além disso, aprendi a ter agilidade ao participar de inúmeras coberturas em tempo real. Destas, lembro dos 10 anos do portal, em que, além de noticiar o que acontecia no evento, também tive a oportunidade de celebrar com diversos colegas - muitos deles que trouxe para a vida, e hoje são grandes amigos, como a recém-contratada estagiária e que foi de suma importância, dedicação e competência naquele dia, a hoje publisher do portal, Márcia Chistofoli. Além de colegas, nos tornamos amigas e hoje temos a oportunidade de trabalhar juntas outra vez, compartilhando as dores e delícias do Jornalismo.

São muitas lembranças daquela época e entre idas e vindas, hoje estou em minha terceira passagem pelo Coletiva. Desta vez atuo como repórter de conteúdos especiais, produzindo conteúdo para as revistas Coletiva Tendências, visito empresas e redações para a editoria Por Dentro e conheço pessoas, me apaixonado por histórias e as conto na editoria Perfil - que hoje é uma das minhas favoritas. E o que posso dizer de tudo isso? É que tenho muito orgulho de pertencer a esta equipe e, uma vez coletivete, sempre coletivete.

Patrícia Castro assina o oitavo artigo na sequência comemorativa aos 21 anos de Coletiva.net. Ela, que é jornalista, teve uma passagem de cinco anos pelo portal e há dois anos retornou para a equipe, integrando o time de colaboradores externos. Hoje, produz conteúdos para Perfil, Por dentro, revistas e coberturas em tempo real.

 

Comentários