PUC inaugura infraestrutura completa para produção audiovisual

Com três estúdios de cinema e TV, e estúdio de mixagem de som, Tecna será oficialmente lançado

Estúdio será inaugurado no dia 25 - Divulgação

O Rio Grande do Sul ganha, no próximo dia 25, uma infraestrutura completa para produção audiovisual. O Tecna, que será oficialmente apresentado como o Centro de Produção Audiovisual da PUC, oferece ao mercado nacional e internacional uma estrutura que atende a todo o ciclo produtivo do setor. O espaço, de cerca de 3.300 metros quadrados de área total, é destinado à produção de filmes, jogos, aplicativos, séries e publicidade.

Localizado no Tecnopuc Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, o Tecna e contempla três estúdios de cinema e TV, estúdio de mixagem de som certificado THX (concedido pela LucasFilm atestando a presença de equipamentos que atendem padrões mundiais de dinâmica e performance) com tecnologia Dolby Atmos. Também compõem o espaço salas individuais para finalização de imagem, laboratório de animação, jogos e efeitos visuais e áreas de apoio para as gravações, como camarim, sala de produção, sala para confecção de figurino, marcenaria, acervo e catering profissional.

O espaço busca oferecer soluções que otimizam os processos produtivos, desde a pré-produção, passando pela produção e evoluindo para a pós-produção. Há capacidade para sediar diferentes produções ao mesmo tempo. "Nosso propósito é promover o desenvolvimento do segmento e apoiar o mercado audiovisual a contar histórias que fazem a diferença. A PUC acredita na necessidade de apoiar o mercado, incentivando, assim, a indústria criativa e a cultura, e gerando empregos e renda", explica a gerente do Tecna, Aletéia Selonk.

O Tecna recebeu um investimento total de R$ 22 milhões da própria universidade e de recursos públicos federais e estaduais advindos da área de ciência e tecnologia. Teve como parceiros fundadores o governo do Rio Grande do Sul e a Fundacine. "A PUC dá mais um importante passo na estruturação de um ambiente genuíno de criação com a inauguração do Tecna. Com o compromisso de impulsionar a indústria criativa e consolidar a produção audiovisual gaúcha e brasileira, o Tecna também mostra a aposta da Universidade no setor e, mais do que isso, nas pessoas que fazem essa indústria crescer nacional e internacionalmente", enfatiza o reitor da PUC, Ir. Evilázio Teixeira.

Comentários