Accirs faz balanço de suas atividades comemorativas de 10 anos

Associação também celebra o aumento no quadro social, que agora conta com 50 membros

Críticos de cinema se reúnem em assembleia

Ao completar 10 anos de atividades, a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs) celebra a conquista de novos sócios. A entidade aumentou seu quadro social para 50 profissionais dedicados à crítica de cinema, além de docência curadoria e cineclubismo. Dentre os novos membros estão Carla de Oliveira, do Cineclube Academia das Musas, e Caroline Zatt da Silva, do Jornal do Comércio. Maurício Vassali, colaborador do blog Calvero, de Pelotas, e Leandro Domingos, do Diário de Canoas, também chegam para reforçar a presença de profissionais no Interior e na Grande Porto Alegre. Matheus Pannebecker, editor do blog Cinema e Argumento, representa a nova geração, assim como Eron Duarte Fagundes, que é colaborador do Caderno de Sábado, do Correio do Povo.

Em assembleia com os novos associados, a diretoria da Accis apresentou o relatório das atividades deste ano, com destaque para as celebrações de 10 anos da entidade. A programação comemorativa se iniciou no 46º Festival de Cinema de Gramado, realizado no último mês de agosto. Na sequência, foi dada a largada para a Sessão Accirs, encontros nos quais foram debatidos os filmes 'O Espelho', de Jafar Panahi, e 'Os Dias com Ele', de Maria Clara Escobar. A série de debates terminará em 15 de janeiro de 2019, na Cinemateca Capitólio, com a exibição de 'O Desprezo', de Jean-Luc Godard.

Também fez parte das comemorações a homenagem aos decanos da crítica Goida, Hélio Nascimento e Enéas de Souza, que culminou com o Almoço dos Críticos, em novembro. Direcionado àqueles que compartilham a paixão pela sétima arte e se dedicam ao trabalho e à difusão do cinema, o encontro deverá ser reeditado a cada semestre. As celebrações de aniversário seguirão até maio de 2019, quando será realizado um seminário internacional voltado à crítica de cinema.

No evento que ocorreu na última semana, também foram discutidos os critérios para eleição dos Melhores Filmes de 2018. Em virtude da reconfiguração do mercado de exibição, com a presença de filmes nas plataformas por streaming, a entidade passará a considerar esses títulos na eleição dos melhores lançamentos do ano. Além das categorias Melhor Longa Estrangeiro e Brasileiro, serão escolhidos o Melhor Curta e Longa Gaúchos. O resultado será anunciado na primeira quinzena de janeiro, assim como o Prêmio Luiz César Cozzatti - Destaque Gaúcho, voltado para instituições e iniciativas de cinema no Estado.

Comments