Assembleia homenageia cineasta Zeca Brito

Como parte do reconhecimento, serão exibidos três longas do diretor

Medalha da 54ª Legislatura será entregue a Zeca Brito - Joba Migliorin

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul entrega nesta segunda-feira, 17, a medalha da 54ª Legislatura ao cineasta bageense Zeca Brito. A solenidade será às 18h30, na sala José Lewgoy, no Solar dos Câmara (Rua Duque de Caxias, 968). Brito receberá a honraria das mãos do deputado estadual Luiz Fernando Mainardi e, na ocasião, será exibido o longa-metragem 'Grupo de Bagé' (2018). Graduado em Produção Audiovisual, pela Unisinos, e Artes Visuais, pela Ufrgs, onde também se formou Mestre em História, Teoria e Crítica, Brito vem se destacando no cenário nacional, com filmes históricos documentais e de ficção. Também é o idealizador do Festival Internacional de Cinema da Fronteira, que este ano completou uma década de existência.

Ainda como parte da homenagem, na mesma semana, serão exibidos outros dois de seus longas-metragens: 'A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro' (2018), na terça-feira, 18, às 18h30, e 'Glauco do Brasil' (2015), na quarta-feira, 19, às 18h30. Todas as sessões são gratuitas. "A ideia desta mostra documental é refletir sobre o imaginário gaúcho presente nos filmes", acredita o cineasta. "O recorte busca valorizar também os personagens retratados nos filmes e tão importantes para a cultura do Estado", complementa.

Carlos Scliar, Danúbio Gonçalves, Glauco Rodrigues, Glênio Bianchetti, Luiz Carlos Maciel e Tarso de Castro, entre outros, estão entre os personagens dos longas. O primeiro título é 'Grupo de Bagé', produção para o canal por assinatura Curta! que explora o universo do lendário grupo de artistas formado por Bianchetti (1928-2014), Gonçalves (1925) e Rodrigues (1929-2004) e Scliar (1920-2001). Com passagem pelo Festival do Rio e Mostra de São Paulo, 'A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro" relembra a polêmica trajetória do jornalista gaúcho fundador do Pasquim. O longa que encerra o ciclo é "Glauco do Brasil", um olhar específico sobre Glauco Rodrigues, considerado um dos principais pintores do pop art latino.

Comments