Carlos Gerbase contextualiza linguagem cinematográfica em palestra na Univates

Cineasta abriu Semana Acadêmica do Centro de Ciências Humanas e Sociais na universidade

Gerbase palestra para auditório lotado na Univates - Ana Amélia Ritt

O cineasta Carlos Gerbase abriu a Semana Acadêmica do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da Univates, em Lajeado, nesta segunda-feira, 10. Na ocasião, ele apresentou uma visão geológica, biológica e cultural e, a partir de fatos históricos, contextualizou o surgimento da linguagem e a sua conexão com a cultura. Durante sua palestra, o professor defendeu que a capacidade de contar histórias e a imaginação foram mais importantes do que o desenvolvimento da caça e da agricultura, para a história da humanidade. "Essas histórias que partem da imaginação se transformam em ritos e isso é muito importante. A imaginação, a arte, a linguagem falada e as narrativas são o que nos fazem humanos, porque o que mantém a sociedade funcionando é a cultura", falou.

No que se refere à comunicação, Gerbase mencionou o relacionamento entre os macacos verdes, os quais emitem grunhidos diferentes ao restante do bando, com o objetivo de proteção. "Essa é a história que a ciência nos traz e estou contando para vocês. Há várias versões, vocês podem ou não acreditar nelas, mas isso mostra que podemos contar histórias mesmo não as presenciando", destacou.

O cineasta também trouxe o exemplo da obra 'Ilíada e Odisséia' para corroborar com a ideia de que contar histórias é uma experiência fantástica e disse que as ciências são um conjunto de narrativas sobre o universo e a humanidade. "Hoje, parecem explicar tudo, mas é bom lembrar que, durante mais de 55 mil anos, as narrativas não foram científicas. Elas foram imaginativas, mágicas, mitológicas e criativas. E talvez por isso ainda tenham muitas coisas preciosas para nos ensinar sobre a humanidade", finalizou.

A Semana Acadêmica do CCHS segue até esta sexta-feira, 14, com mais de 40 atividades promovidas por 11 cursos. Os encontros são todos gratuitos e abertos ao público e a programação completa pode ser conferida em www.univates.br/evento/semanacchs/programacao.

Comentários