Primeiro encontro 'Meu Filme Favorito' de 2019 abre com Claudia Tajes

Escritora e publicitária falará sobre 'Os Sonhadores', de Bernardo Bertolucci, no Instituto Ling

Meu filme favorito, no Instituto Ling - Divulgação

A segunda temporada do projeto Meu Filme Favorito terá a participação da escritora e publicitária Claudia Tajes. No primeiro encontro do ano, a convidada conversará com o público sobre o longa 'Os Sonhadores' (2003), de Bernardo Bertolucci, na quinta-feira, 17, a partir das 19h. A sessão inclui a exibição da obra e o bate-papo, que será mediado pelo jornalista e crítico de cinema Roger Lerina, que é curador do projeto. O encontro ocorrerá no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440, Bairro Três Figueiras), em Porto Alegre.

Baseado em uma novela do escritor escocês Gilbert Adair, 'Os Sonhadores' conta a história do jovem Matthew (Michael Pitt), que, em 1968, vai estudar em Paris, onde conhece os irmãos gêmeos Isabelle (Eva Green) e Theo (Louis Garrel). O trio se torna amigo e passa a dividir experiências e relacionamentos enquanto a capital francesa vive a efervescência da revolução estudantil. O filme também retrata as vivências e lembranças do cineasta italiano (1941-2018).

Além de escritora e publicitária, Claudia é roteirista e colunista do jornal Zero Hora. Tem 12 livros publicados - 'A vida sexual da mulher feia', 'Por isso eu sou vingativa' e 'Partes íntimas' - e integrou as equipes de programas como 'Mulher de Fases', 'Mandrake', 'Êta Mundo Bom', 'Tocs de Dalila' e 'Filhos da Pátria'. Atualmente, mora no Rio de Janeiro e trabalha na TV Globo. Em fevereiro deste ano, sua peça 'Fui! - A peça da separação' estreia no Porto Verão Alegre.

Lerina, por sua vez, integra a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. Também é editor do site www.rogerlerina.com.br e colabora com o portal Coletiva.net, no qual publica uma coluna de opinião semanalmente.

Os ingressos estão à venda e podem ser adquiridos online, ou diretamente no Instituto Ling, de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 22h, e sábados, das 10h30 às 20h. Mais informações podem ser consultadas pelo fone (51) 3533.5700 ou pelo e-mail [email protected].

Comments