"Produtivo": Roberto Ribas, CSO do Brivia Group, avalia o SXSW

Executivo integra delegação da agência presente no evento em Austin, no Texas

Roberto Ribas acompanha o evento presencialmente - Crédito: Divulgação

"Tem sido bastante produtivo". Essa foi a avaliação do Chief Security Officer (CSO) do Brivia Group, Roberto Ribas, sobre o South by Southwest (SXSW). O conjunto de festivais de Cinema, Música e Tecnologia ocorre desde a última sexta-feira, 10, no Texas, nos Estados Unidos. No local, uma delegação de 10 representantes da agência marca presença, além do executivo, que considera que o evento está "maior e mais vibrante" em relação ao ano passado.

Sobre o conteúdo, Ribas pontuou que boa parte das palestras está direcionada para a relação entre homens e máquinas. "Então, esse recorte é levado também para os negócios, as marcas e o Marketing como um todo", explicou. De acordo com o profissional, em 2022 houve uma discussão muito forte em cima do Metaverso, que não se repete hoje, "mostrando que era muito mais uma 'palavra da moda', do que uma realidade".

Para o executivo, o SXSW compreende tanto as pautas que falam do hoje, quanto os conteúdos que projetam o amanhã. Um exemplo disso é o debate em torno da inteligência artificial. "Aqui dá para ver muitos cases de aplicação dessa tecnologia e como ela está se conectando a nossas vidas", contou. Nesse sentido, ele destacou ainda uma palestra de Kevin Kelly, fundador da revista Wired, que falou sobre as máquinas atuarem como assistentes aos humanos, e não substitutos.

"Nós temos uma visão equivocada de que as nossas ações diárias são criativas, sendo que a maioria delas são mecânicas, por isso o sentimento de que as máquinas podem substituir essas ações e, por consequência, nós mesmos", explicou. Contudo, completou Ribas que as máquinas poderão ajudar os humanos a ganhar produtividade. "Um insight legal que ele trouxe foi: 'produtividade é para as máquinas'. As pessoas não são produtivas e se a gente entrar nessa busca estaremos em uma enrascada", ponderou.

Conexões

Na opinião de Ribas, o aspecto mais importante do evento até agora tem sido a capacidade de relacionamento. "A comunidade brasileira está em peso aqui. São mais de duas mil pessoas e onde você vai, você encontra alguém falando português", relatou. Para o executivo, isso gera uma grande possibilidade de conexão com o mercado do Brasil. "As principais marcas e gestores do País estão aqui. Isso é muito importante", comentou.


Com o apoio da Brivia Group, Coletiva.net cobre pela quinta vez o South by Southwest (SXSW). Neste ano, o evento volta a ser realizado totalmente de forma presencial em Austin, no Texas (Estados Unidos). De 10 a 14 de março a jornalista Gabriella Bordasch escreve para o portal sobre as principais atrações e bastidores do festival, além de abastecer as redes sociais com conteúdos exclusivos, bem como gravar drops de notícias do evento para a Coletiva.rádio.

Comentários