Agências gaúchas marcam presença no SXSW 2023

Profissionais da Eyxo e Global conversaram com a equipe de Coletiva.net sobre a experiência no evento mundial

Greta Paz e Nicolas Skowronsky - Crédito: Reprodução

Entre os dias 10 e 19 de março os olhos da Indústria Criativa mundial estão voltados para o South by Southwest (SXSW) 2023, que acontece em Austin, no Texas, em solo norte-americano. E não poderia ser diferente com as empresas gaúchas. Isso porque o evento oferece uma variedade de sessões de Marketing personalizáveis, que atendem às necessidades e aos objetivos das marcas, como as várias palestras da trilha de Advertising & Brand. Nelas, é possível ter insights e conhecer tendências para serem implementadas em agências e setores de Marketing. Pensando nisso, a equipe do portal conversou com profissionais da Eyxo e Global.

Pela terceira vez no SXSW, a CEO da Eyxo, Greta Paz, relatou para a equipe de Coletiva.net que, quando esteve no evento em 2017 e 2018, viu muito mais uma curadoria de conteúdo centrada na tecnologia, na inovação e no futuro. "Acho que depois de uma pandemia, a gente vê trilhas novas surgindo com muita força. O papo de regeneração e sustentabilidade aparecendo de uma maneira muito legal", disse, ao complementar que "é um resgate da essência e acho que é isso que a gente tem que levar de volta".

Para ela, o destaque até agora foi uma palestra de criadoras de conteúdo que falaram sobre menstruação, além do painel comandado pelo norte-americano Ryan Gellert, CEO da Patagonia, marca de vestuário para esportes ao ar livre, que tratou sobre o clima. "É um resgate de pautas essenciais que não podem ficar de fora", afirmou.

Conforme o sócio e head de Estratégia da Global, Nicolas Skowronsky, como agência, o SXSW é sempre um evento que se deve comparecer sempre que possível, visto que, embora tenha uma recorrência alta, traz uma série de assuntos relevantes. "Não existe lugar melhor para se debater e refletir sobre esses temas. Ele não é um local onde se adquirirá respostas, pois podemos participar de discussões que vão, provavelmente, gerar mais dúvidas. Porém, farão refletir sobre vários dos temas que são importantes e que a comunidade global de inovação e tecnologia está debatendo", opinou.

Para ele, o SXSW 2023 tem extrema relevância com temas atuais, como inteligência artificial e sustentabilidade das cidades. "Outro ponto bacana são as palestras que eu diria 'aleatórias', com um representante da NASA, com alguém que tem um chip de computador implantado no cérebro e coisas desse tipo. Isso soma muito como bagagem criativa para as pessoas que estão em uma agência", pontuou.

Ao voltar para Porto Alegre, Nicolas pretende levar como insight o senso de comunidade. "Acho que se os negócios conseguirem cultivar essas pessoas ao redor da empresa, com interesse genuíno no negócio, nas atividades da empresa, na missão, na visão e no que for que a companhia esteja levantando como bandeira, é uma ferramenta muito poderosa do ponto de vista de negócio." Dessa forma, para ele, as agências precisam ajudar de maneira consultiva com a capacidade criativa e estratégica, a construir esses pilares relevantes para o futuro de uma marca. Segundo Nicolas, esse seria um grande ponto.


Com o apoio da Brivia Group, Coletiva.net cobre pela quinta vez o South by Southwest (SXSW). Neste ano, o evento volta a ser realizado totalmente de forma presencial em Austin, no Texas (Estados Unidos). De 10 a 14 de março a jornalista Gabriella Bordasch escreve para o portal sobre as principais atrações e bastidores do festival, além de abastecer as redes sociais com conteúdos exclusivos, bem como gravar drops de notícias do evento para a Coletiva.rádio.

Comentários