Empreendedorismo social: Celso Athayde é palestrante no South Summit

CEO da Favela Holding e fundador da Cufa esteve entre as atrações desta manhã, na Arena Stage para mais de 100 espectadores

Empresário contou que, antes de fundar a Cufa iniciou, ainda jovem, iniciou ajudando a mãe em vendas de produtos cosméticos - Crédito: Coletiva.net

O segundo dia de South Summit Brasil, que ocorre nesta quinta-feira, 5, inicia-se repleto de atividades para quem circula no Cais Mauá, em Porto Alegre. Uma das primeiras atrações desta manhã foi a palestra 'Empreendedorismo: o grande equilibrador'. O encontro, que aconteceu na Arena Stage, teve como painelista o empresário, produtor de eventos e ativista social Celso Athayde, CEO da Favela Holding e fundador do Central Única das Favelas (Cufa). 

O bate-papo para um público de mais de 100 pessoas teve como mediadora Renata Zanuto, co-head da Cubo Itau. A profissional pediu para Athayde falar mais sobre sua trajetória. O empresário contou que, como empreendedor, antes de fundar a Cufa iniciou, ainda jovem, ajudando a mãe em vendas de produtos cosméticos. "Após, dei início à carreira de camelô, onde pude conhecer e fazer muitas amizades com personalidades do Rap, como, por exemplo, o grupo Racionais MC's, ao vender produtos e CDs da banda", comentou. 

De acordo com o empresário, a partir da música surgiu o interesse de mostrar os valores das comunidades. Conforme Athayde, o incomoda o fato de pessoas se referirem a comunidades como carentes, pois, para ele, todas as pessoas têm essa característica, porém com oportunidades diferentes. "Foi aí que nasceu a Cufa, organização que tem como objetivo principal mostrar todas as riquezas da favela", disse.  

"O nosso trabalho sempre foi pensar que a favela deveria ter dinheiro, uma vez que foi largada pelo estado, mas não só isso, pois as pessoas que lá moram têm vergonha de receber os lucros pelo trabalho", disse o empresário, ao reafirmar a missão da Cufa como um ecossistema protetor e incentivador de talentos para o mercado. 

Athayde disse ainda que, hoje, a organização desenvolve ações diretas para mais de 100 empresas, com campanhas para todos o Brasil. "Nesse sentido, temos o dever de mostrar para a sociedade as habilidades e as vocações das favelas para o mundo, uma vez que é importante apresentar as linguagens de cada lugar e suas peculiaridades", pontuou. 

O time de jornalistas de Coletiva.net acompanha em tempo real os três dias do South Summit - um dos maiores eventos internacionais de Inovação e Tecnologia, realizado de 4 a 6 de maio, no Cais Mauá, em Porto Alegre. No evento, serão mais de 400 palestrantes e 50 finalistas escolhidos entre os mil projetos inscritos para o Startup Competition. A cobertura on-line, que tem o apoio do Grupo RBS e da HOC, será atualizada com matérias no portal, entrevistas exclusivas, e repercutidas no Facebook e Twitter, fotos no Instagram do portal, bem como drops em Coletiva.rádio



Comentários