Iniciativa do Governo visa aumentar participação econômica de grupos minoritários

Eduardo Leite anunciou nesta sexta-feira o lançamento do programa Acesso RS

Leite também discutiu a importância de novas medidas para auxiliar mulheres - Crédito: Coletiva.net

Nesta sexta-feira, 31, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, retornou ao South Summit Brazil. Dentre os compromissos na agenda que o chefe do executivo gaúcho participou no evento, esteve o lançamento do programa do Governo Acesso RS. A iniciativa tem o objetivo de aumentar a participação econômica de grupos minoritários, a exemplo de fornecer programas de educação profissionalizante para pessoas LGBTQIA+, negras e indígenas.

Na ocasião, Leite, que esteve ao lado do secretário da Justiça gaúcho, Mateus Wesp, e da secretária de Educação do Rio Grande do Sul, Simone Stülp, também discutiu a importância de novas medidas para auxiliar mulheres que passaram por situações de violência. "O objetivo é que por meio da integração oportunizar que tenhamos mão de obra qualificada, principalmente nesse mercado (da inovação) que vem crescendo cada vez mais", afirmou Mateus Wesp. 

Segundo o secretário, também existe uma demanda anual de mais de 160 mil profissionais da inovação. Outro tópico discutido foi o envelhecimento da população, algo que preocupa diversos analistas.

"Um aspecto fundamental que se relaciona com o que a gente tá falando aqui no South Summit e o que a gente estava conversando que é o respeito à diversidade, as pessoas viverão onde elas se sentirem acolhidas", afirmou o governador. Além disso, Leite também abordou que se necessitam de estratégias para um maior acolhimento de estrangeiros, independentemente de identidade de gênero, orientação sexual ou raça.


O time de jornalistas de Coletiva.net acompanha em tempo real o South Summit Brazil - edição brasileira de um dos maiores eventos internacionais de Inovação e Tecnologia -, realizado de 29 a 31 de março, no Cais Mauá, em Porto Alegre. Neste ano, estudantes da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) reforçam a cobertura do portal, que conta com matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento, repercutidas nas redes sociais - Facebook, Twitter e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio. O apoio é do Grupo RBS e da Famecos.

Comentários