KondZilla na Web Summit: "Foi o desafio que me moveu"
Dono do maior canal de YouTube do Brasil e América Latina, produtor brasileiro subiu ao palco principal do evento


Ele cresceu ouvindo que era impossível. Por ser da favela, por não ter dinheiro, por não falar inglês. Mas, nos últimos anos, construiu o próprio império. No último dia da Web Summit, nesta sexta-feira, 4, em Lisboa, o produtor brasileiro Konrad Dantas, o KondZilla, subiu ao palco principal para contar - em inglês - como criou o maior canal de YouTube no Brasil e América Latina e o terceiro maior canal de música do mundo, com 65,9 milhões de inscritos e 36,5 bilhões de visualizações. "Diziam que era impossível. Foi o desafio que me moveu. (...) Em minha mente, eu tinha que entregar a melhor qualidade em conteúdos para minha comunidade. Nascemos em favelas e precisamos consumir bons conteúdos em música, propaganda, séries, documentários e programas de TV", disse.
Em um bate-papo com Christian Rôças, ex-CEO do Porta dos Fundos, KondZilla também falou sobre os planos para o futuro. Além de replicar o mesmo modelo de negócios em outras comunidades, como LGBT, disse que tem o sonho de trabalhar com educação. "Porque a educação mudou a minha vida", afirmou, acrescentando que gostaria de ampliar vozes: "porque ninguém dá voz para outras pessoas, e as favelas têm muitos talentos, não necessariamente cantores e jogadores de futebol. E eu acho que serei um agente de transformação para as pessoas da favela no Brasil", declarou, arrancando aplausos da plateia.
Para quem está começando, KondZilla deu alguns conselhos: estabelecer parcerias duradouras e dividir os royalties (uma alternativa à ausência de verba para investir em produção de conteúdo); contratar bons advogados e, acima de tudo, é preciso divertir-se, apostar na diversidade e respeitar o público.
Com o apoio do canal Markket e da agência Euro, as jornalistas Cleidi Pereira e Márcia Christofoli, ao lado do social media Felipe Ramires, trabalham em uma cobertura especial da Web Summit. Realizado em Lisboa, Portugal, o evento de Inovação e Tecnologia, que neste ano recebe mais de 250 palestrantes e 70 mil participantes, acontece de 1° a 4 de novembro.