Legado do South Summit: edição brasileira recebeu mais de 700 profissionais de imprensa

Conforme organização do evento, veículos locais, internacionais e nacionais, e assessores de Comunicação passaram pelo Cais Mauá

María Jesus Coloma Fuenzalida, Luiz Gustavo Pacete e Kyane Sutelo cobriram o evento pela primeira vez in loco - Coletiva.net

Durante três dias, 29, 30 e 31 de março, o Cais Mauá recebeu milhares de pessoas, que vieram para acompanhar a segunda edição do South Summit Brazil em Porto Alegre. Conforme balanço da organização, nos dois primeiros dias, foram mais de 14 mil participantes. Entre o público presente, mais de 700 profissionais de mídia se cadastraram para divulgar o festival. O número, confirmado pela assessoria de imprensa, compreende veículos internacionais, nacionais, locais, bem como assessores de personalidades, setores públicos e empresas. Questionado pela reportagem do Coletiva.net, o órgão, no entanto, não soube precisar a quantidade por funções e localidades. O portal conversou com alguns desses profissionais.

"Muito grande, interessante e atrativo", María Jesus Coloma Fuenzalida (El Mercurio)

O South Summit Brazil marcou a estreia de María Jesus Coloma Fuenzalida, do diário El Mercurio, do Chile, em uma cobertura de um evento de Inovação e Tecnologia. "Estou achando o evento muito grande, interessante e atrativo", destacou a comunicadora, que acredita que há muito potencial no Rio Grande do Sul, bem como na América Latina.

Na Capital gaúcha, a profissional veio acompanhar as tendências dessas áreas, bem como de Inteligência Artificial. María produz matérias sobre startups, em especial, sobre uma chilena, que concorre como finalista no SebraeX. "Também estou conhecendo como é o mercado do ecossistema de Inovação do Brasil, que é muito atrativo", elogiou. 

"Bem interessante o envolvimento do governo com o evento", Luiz Gustavo Pacete (Forbes)

Vindo de São Paulo, Luiz Gustavo Pacete trabalha pela primeira vez no South Summit no modelo presencial, já que, na primeira edição, o editor de Tecnologia e Inovação da Forbes Brasil acompanhou de longe. O comunicador elogiou a participação do poder público. "Achei bem interessante o envolvimento do governo com o evento, não só como apoio, mas de estar envolvido aqui, estar presente." Para ele, isso mostra o aspecto de fomento ao ecossistema e do negócio. 

Luiz Gustavo destacou a estrutura e disse estar "positivamente impressionado". "Fazer um evento desse tamanho, com essa curadoria, com a quantidade de conteúdo não é fácil", ressaltou. A cobertura no festival é "muito transversal, porque tem a parte de histórias, founders, empreendedores e histórias legais". Além disso, segundo ele, tem um lado de negócios e impacto que o South Summit tem na cidade, no Rio Grande do Sul e na Região Sul, em termos de fomento, ecossistema, bem como de empreendedorismo como um todo.

"Cobrimos muito as pautas que podem ter impacto na cidade de Porto Alegre", Kyane Sutelo (Correio do Povo)

Quem também estreia no evento é Kyane Sutelo. A repórter da editoria de cidades do Correio do Povo veio acompanhar assuntos que podem impactar Porto Alegre. "São discussões sobre mobilidade, saúde, anúncios do Governo do Estado, da prefeitura e da iniciativa privada para Inovação, com foco no que afeta o dia a dia do porto-alegrense", explicou. Nesse sentido, a jornalista sentiu que o poder público está bem presente.

Com muitas atividades a acompanhar, a jornalista não permaneceu muito tempo na sala de imprensa, mas considerou bom o espaço, com café à disposição, ambiente climatizado, tomada para carregar os equipamentos, apesar de achar que poderia ter mais cadeiras de acordo com o número de frequentadores do local. "Eu tenho conseguido dar conta e me locomover bem. Depois do primeiro dia, a gente já se situa. O evento está bem localizado, e isso é algo que facilita bastante. Então, no geral, o saldo é positivo."


O time de jornalistas de Coletiva.net acompanhou em tempo real o South Summit Brazil - edição brasileira de um dos maiores eventos internacionais de Inovação e Tecnologia -, realizado de 29 a 31 de março, no Cais Mauá, em Porto Alegre. Neste ano, estudantes da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) reforçaram a cobertura do portal, que contou com matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento, repercutidas nas redes sociais - Facebook, Twitter e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio. O apoio foi do Grupo RBS e da Famecos.

Comentários