Representante espanhola conversa com imprensa sobre perspectiva de negócios no South Summit

María Peña Mateos, que está à frente do projeto Espanha Exportácion e Inversiones, esteve na segunda edição do evento

María Peña Mateos conversou com Coletiva.net - Mariana Bertolucci

Provindo da Espanha, o South Summit desembarcou em Porto Alegre, pela segunda vez, juntamente a uma comitiva madrilenha. Dentre os integrantes do time espanhol esteve María Peña Mateos, conselheira delegada da Espanha Exportácion e Inversiones (ICEX), iniciativa que possui programas de apoio ao empreendedorismo espanhol, bem como para atrair talentos internacionais. Além de participar do painel 'Regulação que Empodera o Empreendedorismo Global', ela conversou com a imprensa nacional e internacional sobre a presença no festival, além de abordar sobre projetos de fomento de negócios.

Ao Coletiva.net, María relatou que, por se tratar de um festival espanhol, conhece bastante o South Summit e trabalha há anos ao lado da CEO María Benjumea, além de ter frequentado diversos eventos semelhantes. Entretanto, surpreendeu-se com a edição brasileira do festival, por se deparar no terceiro e último dia com muitas pessoas circulando, além dos locais de apresentação estarem sempre muito cheios, e destacou Porto Alegre como um polo tecnológico. 

"Neste mundo em que estamos hoje, com as estruturas produtivas, é importante se conectar, e a internalização e a conexão internacional são a essência para essas empresas", opinou sobre a importância de eventos globais de Tecnologia e Inovação. Conforme María analisou, o importante é seguir criando vínculos de conexão que permitirão realizar intercâmbios, além de complementar que, para ela, o South Summit é uma ótima maneira de criar interesses em comum.   

Em relação à edição porto-alegrense, salientou que "os astros se juntaram para que acontecesse aqui" - em vista de analisar o papel importante que a cidade desenvolve hoje. "O que as autoridades estão fazendo aqui, em Porto Alegre, é absolutamente louvável. Esse é o caminho que devemos fazer, porque as startups e os empreendedores precisam de todo apoio institucional, visto que não estão construindo apenas o presente, mas também o futuro. E esse pensamento distinto é o que permitirá eliminar barreiras e a converter sonhos em realidades."

Expertise espanhola

Formada em Ciências Econômicas e Empresariais, especializada em Economia Internacional e Desenvolvimento, María está no cargo na ICEX desde julho de 2018. Para o South Summit Brazil, trouxe como exemplo de iniciativas espanholas para o fomento de negócios a Lei das Startups, a primeira especificamente voltada à criação de um ecossistema empreendedor inovador na Europa, que auxilia  na criação e relocalização de empresas emergentes e na atração de talento e capital internacional. 

Por meio da legislação, o país procura estimular os investimentos e atrair talentos, e fomentar a colaboração entre grandes empresas e emergentes. Também visa se tornar um ambiente propício à cooperação entre companhias emergentes e empreendedores com as universidades e os centros de investigação.


O time de jornalistas de Coletiva.net acompanhou em tempo real o South Summit Brazil - edição brasileira de um dos maiores eventos internacionais de Inovação e Tecnologia -, realizado de 29 a 31 de março, no Cais Mauá, em Porto Alegre. Neste ano, estudantes da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) reforçaram a cobertura do portal, que contou com matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento, repercutidas nas redes sociais - Facebook, Twitter e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio. O apoio foi do Grupo RBS e da Famecos.

 

Comentários