South Summit Brazil é oficialmente aberto ao público

Cerimônia oficial aconteceu no início da noite desta quarta-feira no palco Arena

Membros da organização e autoridades falaram ao público - Coletiva.net

Sob a melodia de violinos e violoncelos do maestro Evandro Matté, o público do South Summit Brazil, após um intenso dia de programação, organizou-se para acompanhar a abertura oficial do evento. No início da noite desta quarta-feira, 29, no palco Arena, falaram a fundadora e presidente do South Summit, María Benjumea, o presidente da versão brasileira do encontro e cofundador da 4all, José Renato Hopf, e o presidente do conselho de honra e superintendente de Inovação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Jorge Audy.

Após a execução dos hinos espanhol e brasileiro, José iniciou os discursos agradecendo aos participantes. "Que satisfação encontrar todos vocês aqui nesse espaço icônico da nossa cidade", disse. Parte de sua fala, que celebra a realização, foi direcionada ao ministro-chefe da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República, Paulo Pimenta, ao governador do Estado, Eduardo Leite, ao prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo e a Jorge Audy, que também subiram ao palco.

Em nome do comitê, Jorge tomou o microfone para agradecer e comemorar a segunda edição do evento. "Para nós, que somos do ecossistema de Inovação do Rio Grande do Sul, o South Summit é a prova do que podemos fazer juntos e é uma janela que mostra ao mundo, todas as nossas potencialidades", pontuou. Sentindo-se emocionada, Maria afirmou que o evento é "uma grande família". "Temos que trabalhar todos juntos, com força, impulso e gana. Vamos construir um mundo muito melhor". Para ela, a mostra desta união foi o cantar dos temas nacionais dos dois países. "Eu me sinto uma gaúcha, uma portoalegrense", afirmou, para os aplausos do público. Segundo ela, 14 mil pessoas passaram pelo Cais Mauá já no primeiro dia de evento, marcado como "um sucesso". 

Já Melo fez questão de dar boas vindas aos visitantes e disse que eles encontrariam uma cidade "acolhedora, empreendedora e que olha para todos". Além disso, destacou a importância das universidades do Rio Grande do Sul. "Foi uma união de esforços para que este evento viesse e para que continue". Ele também disse que vê as diversas ferramentas de Inovação apresentadas, sendo utilizadas em diferentes pontos de Porto Alegre. Do mesmo jeito, Leite falou ao público e celebrou a união de Maria com o evento e com o Rio Grande do Sul. "Ela está usando o vermelho e o amarelo, cores da Espanha, e adicionou o verde, em alusão à sustentabilidade. Mas, falei pra ela que essa era uma bela coincidência por serem as cores do Estado", completou.

Atuação do governo federal

"Esta é a última vez que as pessoas chegarão em um evento como esse, verão um estande dos governos municipal e estadual, mas não verão do federal. O executivo nacional será parceiro do South Summit Brazil", reiterou Pimenta a informação que já havia adiantado à reportagem de Coletiva.net. O ministro ainda se mostrou orgulhoso de estar presente em um evento que ajudará o Brasil a olhar para frente. No microfone, Leite agradeceu o apoio do ministro e disse estar feliz com o informe.


O time de jornalistas de Coletiva.net acompanha em tempo real o South Summit Brazil - edição brasileira de um dos maiores eventos internacionais de Inovação e Tecnologia -, realizado de 29 a 31 de março, no Cais Mauá, em Porto Alegre. Neste ano, estudantes da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) reforçam a cobertura do portal, que conta com matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento, repercutidas nas redes sociais - Facebook, Twitter e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio. O apoio é do Grupo RBS e da Famecos.

Comentários