SXSW: case do Sebrae-RS brinca com IA e avatar no evento internacional

Representante da entidade na feira expõe bastidores da criação do projeto, desde a pesquisa até a organização de conteúdos

A publicitária Danielle Lazzarotto nos leva aos bastidores do SXSW, festival de tecnologia, cultura e inovação, em Austin, nos Estados Unidos - Crédito: Reprodução

Desde o início da semana, o Coletiva.net, em parceria com a Cordão Estratégia, cobriu o 'South by Southwest (SXSW)', que se encerrou no último sábado, 15, em Austin, nos Estados Unidos. A publicitária Daniele Lazzarotto, diretora de Estratégia da Cordão, esteve diretamente no local a fim de trazer algumas das principais atrações da feira. Em exclusiva, a profissional conversou com Michele Marchetti, representante do setor de Tecnologia do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae-RS), que está responsável pela apresentação de um case que une Inteligência Artificial (IA) e avatar.

A ideia de realizar uma cobertura por IA se deu a partir da impossibilidade de Leandro Pompeu Meyer, doutor em Ciência da Computação, cofundador e conselheiro da e-Core, presidente da ADVB/RS e professor da PUCRS, de participar do evento. "O Pomper, ele vem todo ano pro SX e neste ano ele não pôde estar presente. Ele é um especialista na IA, nas redes sociais e a gente sempre fala sobre esse assunto já há alguns anos. Então foi a conexão perfeita, criar um avatar dele aqui, usar as ferramentas que a gente fala, e poder aplicar na prática, né, tudo que a gente aprende no dia a dia", pontua.

"As melhores IA's do mercado"

Michele destaca, em sua fala, o quão prazeroso foi trabalhar no desenvolvimento do projeto. Ela também explica quais foram as etapas seguidas para o avatar "ganhar vida". "Está sendo muito legal, nós trabalhamos e trouxemos diversos materiais prontos. Com isso, conseguimos organizar, por dias, conteúdos, a fim de auxiliar o público, no que diz respeito a encontrar as principais plataformas e melhores IA do mercado", disse.

Já quando questionada sobre como tem sido sua participação na feira, Michele ressalta que, embora tenha sido sua primeira vez, já conseguiu fazer conexões. "Eu acho que o mais legal do SX, para mim, foi essa conexão. Além disso, poder sentir toda a vibe do ambiente, mas se conectar com pessoas legais e voltar para casa cheia de ideias e tentar aplicar no nosso país", finalizou.


Coletiva.net e Cordão estão nos Estados Unidos para cobrir o 'SXSW' 2025. O evento internacional, que se estende até sexta-feira, 14, conta com uma programação que terá paineis inteiramente dedicados às discussões sobre Inteligência Artificial (IA) e outros temas de criatividade, tecnologia e inovação. O público pode conferir materiais nas redes sociais de ambas as empresas.

 

 
 

Comments