Dicas e algo mais

      Interleitores, uma clônica será pouco. A dica de hoje é o livro “O tipo da gráfica, uma continuação”, de Claudio Ferlauto. São suas “clônicas”. …

      Interleitores, uma clônica será pouco. A dica de hoje é o livro "O tipo da gráfica, uma continuação", de Claudio Ferlauto. São suas " clônicas". Algumas vorazes e defensivas, outras seguras e críticas. O trabalho inicia com uma super sobrecapa amarela, passa por uma capa dura clássica e chega até a qualidade do laser filme no miolo. São alternativas que se encontram. Com 132 páginas compostas e legendadas em Times, Bodoni, Univers e Helvética, em março de 2002, o livro é obra obrigatória para quem convive com o design. Para concordar, pensar ou apenas discordar.
      A melhor clônica do Ferlauto, das que pude ler neste finde, foi "O futuro já foi 1984". Fala do design feito com o coração e com a sensibilidade. Diz ele: "Ninguém é capaz de criar um design consciente e útil se não tiver a matéria-prima cultural dentro de si". Resume, não resume? Naquele dia, ele estava romântico. Adorei. Para nos vermos aos poucos, e, depois de um certo tempo, de longe, de uma vez só, em um livro é para o que foram feitas as "clônicas". E o melhor é que a informação que passa do Ferlauto, no livro, também é o que fica.
      A outra superdica do finde que passou é o passeio de barco para Itapuã. O Parque de preservação, aberto recentemente em Porto Alegre, é uma obrigação visitar, já diria o meu pai.
      Buenas. Por enquanto é só. E segue a capa do Livro com as clônicas do Ferlauto que, aliás, é gaúcho, e escreve a coluna "Olhar Gráfico" na Revista Abigraf. E o livro é da Editora Rosari.
      Sobre a F1? Vejo dois puppets marionetes desajeitados pinóquios indecisos se querem (ou devem) virar gente.
( [email protected])

Comentários