Novas embalagens

Por Flavio Paiva

A indústria brasileira está em franca retomada e aquecida. Responde por parcela importantíssima do PIB e emprega milhões de trabalhadores. Portanto, uma indústria pujante e com visão de futuro, sem o peso do governo (ao que tudo indica, o Superministro Paulo Guedes irá facilitar a vida dos empresários), é agente de transformação da economia, da sociedade e mesmo da imagem do país. Portanto, quero dizer que sou admirador de empresários (empreendedores) que, em todos os tempos, enfrentaram e enfrentam as piores adversidades (crises econômicas, burocracia, peso estatal, etc) e ainda assim criam organizações fortes, algumas até centenárias.

Claro que a entrada das novas tecnologias é fator fundamental para a evolução e mesmo para a sobrevivência destas empresas. Seu uso - ou não - determina o quão mais vai existir uma organização, que de anos para cá passou a competir não apenas com empresas brasileiras, mas internacionais. Tiro meu chapéu para nossos empresários.

Mas isto não isenta de algumas críticas. A crítica que faço hoje é em relação às novas embalagens. Não estou falando de design. Estou falando de embalagens de produtos alimentícios, de limpeza e tantos outros que foram reduzindo gradativamente o conteúdo de suas embalagens, comunicando sempre "nova embalagem!". Inicialmente, o consumidor desatento não notava. Exemplifico: uma barra de chocolate continha 200g. Posteriormente, passou a conter 180g. Neste caso, uma redução pequena, quase imperceptível.

Porque consideremos que a realidade da grande maioria do consumidor é fazer suas compras sem muito tempo, tendo que fazer as escolhas rapidamente. E tal "detalhe" pode até passar despercebido.

Porém, voltando como exemplo às barras de chocolate, elas foram diminuindo, diminuindo e hoje se encontram com 100g ou até um pouco menos. Bombons (só para ficar na bomboniére) também reduziram de tamanho e em alguns casos tiveram ingredientes modificados, reduzindo sua qualidade. Caixas de bombons reduziram tanto o seu conteúdo (sem quase nada ou nada reduzir suas dimensões) que chegam a ter fotos de bombons nas faces internas das caixas, para dar a impressão de que contém mais bombons do que contêm.

Em produtos de limpeza, acontece o mesmo. Vão reduzindo o conteúdo, mantendo as mesmas dimensões das embalagens, dando a ilusão ao consumidor (repito: que faz compras de forma apressada) que o conteúdo é rigorosamente o mesmo. Porque, convenhamos, os dizeres "nova embalagem!" podem induzir o consumidor a pensar que é apenas um novo design, um novo invólucro.

E passam os anos e segue esta prática. Se ainda os preços acompanhassem a redução, não haveria problema. Porém, os preços permanecem os mesmos das embalagens com o conteúdo original.

Caso tivéssemos uma agência fiscalizadora atuante, ela faria a proteção dos consumidores, mas isto infelizmente não está acontecendo. Caso estivesse, as empresas seriam obrigadas a ou comunicar de forma adequada a redução de seu conteúdo ("reduzimos o peso!"), ou serem multadas por prática ilegal ou algum recurso que de fato fosse sentido pelas empresas.

Infelizmente, apesar de tirar o meu chapéu para inúmeras empresas, tenho que reconhecer que o consumidor (neste aspecto) está sendo enganado. Eu inclusive, pois sou consumidor. Os tempos atuais não toleram mais práticas comerciais assim, em que subterfúgios como este são percebidos por muitos consumidores e fica por isto mesmo. Vivemos um novo tempo, de muito maior transparência, postura e prática éticas e honestidade por parte das empresas para com o consumidor.

La Mafia Barbearia - Novo Canal no Youtube

A rede La Mafia Barbearia, espalhada pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e conhecida pela excelência de seus serviços, estreou em janeiro o seu novo canal no Youtube. Comandada pelo barbeiro Ayrton Alexsander, são apresentados os conteúdos que vão ao ar todas as quintas, às 20h. Do "Universo La Mafia"e seu elevado padrão de qualidade, são abordados temas como dicas de cortes de cabelo e barba, moda, lifestyle, entrevistas com personalidades e bastidores da rede La Mafia. Desnecessário dizer que está sendo um sucesso! Venha conhecer tendências e aprender muito mais sobre o atual universo masculino! Se ligue às quintas-feiras, 20h, no www.youtube.com/lamafiabarbeariaoficial. Depois de conhecer, agende seu horário em www.lamafiabarberia.com.br. Seja à frente das tendências! Seja La Mafia!

Comentários