A onipresença da comunicação
Por Grazi Araujo
A comunicação está em todo o processo de uma empresa/entidade/marca. Talvez porque sejamos mesmo uns metidos, mas também porque precisamos saber o que informar - e quanto mais envolvimento, mais assertiva é a mensagem. Ao acompanhar as etapas de um planejamento estratégico, por exemplo, estamos em quase todos os outros planos além do de marketing. O comercial, o institucional, o político...estamos envolvidos em cada um desses processos.
Esse jeito dinâmico, agregador e de tornar a informação mais fácil de ser compreendida, faz com que sejamos bem vindos em diferentes segmentos. Sábios os que envolvem e se envolvem.
Mensurar o valor de ações institucionais, políticas e de marketing é ainda um dos principais desafios e também uma baita motivação. Planejar canais de relacionamento, quais as mensagens para cada segmentação de público, o que é ou não interessante compartilhar. Como ser (re) conhecido, se tornar fonte, ser relevante no segmento em que atua? Como converter ações assim para o comercial? Temos que justificar o investimento e acabar com a velha história de que a comunicação é sempre a primeira a ser "cortada".
Comunicar nunca é custo, nem pra quem aplica recurso nem pra quem executa a função. É relacionamento que se cria, troca de informações com diferentes públicos, leveza ao transmitir recados.